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O que é Glutamina?

Você sabe o que é Glutamina ? A Glutamina suplemento é muito conhecida no mercado, mas você sabe sua real serventia? Veja o conteúdo completo com base em dezenas de pesqusas:

A Glutamina também conhecida como l-glutamina ou glutamine tem função de um aminoácido não-essencial, o qual representa cerca de 61% do tecido muscular esquelético. A glutamina é produzida naturalmente pelo organismo e consiste em 19% de nitrogênio, sendo o transportador primário para as células musculares. A produção deste aminoácido é feita a partir de um processo biotecnológico de fermentação, usando matérias-primas naturais e renováveis!

Pra que serve?

Você realmente sabe para que serve a glutamina? A Glutamina suplemento tem vários benefícios que vamos abordar durante o conteúdo, mas ela tem principalmente serventia para atletas de Endurance (resistência), pacientes pré e pós-cirúrgicos e entre outras patologias.

Glutamina benefícios:

A suplementação com glutamina durante longos exercícios cardiovasculares demonstrou diminuição da amônia e com isso um aumento da performance foi notado.

O consumo de 2g de glutamina diários mostrou um aumento de bicarbonato no plasma (Diminuição na queimação muscular durante o treino, assim melhorando a performance).

Atenuando ou de outra forma prevenindo a depleção de glutamina no exercício físico por mais de uma hora, indiretamente a performance pode aumentar quando comparado ao estado de depleção de glutamina. Concluindo, seria mais uma preservação de performance. 

A glutamina também pode aumentar seus estoques de glicogênio. Por mais que consuma a mesma junto a uma fonte de carboidratos, evidências mostraram que a glutamina sozinha pode aumentar a quantidade de glicogênio muscular (Aumento da resistência).

Atividades de endurance excedendo duas horas ou mais, tendem a mostrar diminuição nos estoques de glutamina. A suplementação com a mesma e o aumento do consumo proteico (doses de 20-30g de fontes animais) complementa esse declínio nos níveis de glutamina e potencialmente pode reduzir os danos nas células imunológicas, associados a exercícios cardiovasculares prolongados.

A suplementação com glutamina em indivíduos cardíacos ou perto de cirurgias cardíacas demonstrou ser cardioprotetora, e isso foi confirmado com suplementação oral. Não é sabido como essa informação pode ser aplicada a indivíduos saudáveis.

Bom para quais objetivos?

  1. Melhora da integridade intestinal;
  2. Melhora da recuperação muscular;
  3. Melhora na resistência;
  4. Diminuição da queimação muscular;
  5. Alto valor biológico;
  6. Rápida fonte de aminoácidos;
  7. Melhora do sistema imunológico;
  8. Manutenção da massa magra.

Glutamina como tomar?

Para saber como tomar glutamina, primeiramente é importante entender que não existe um horário e quantidade exata para consumo! Isso varia muito da atividade física e da dieta.

Mas de forma geral podemos dizer que a quantidade diária a ser consumida, na qual se mostrou suficiente em dietas de baixo teor proteico, analisando casos como veganismo e saúde intestinal são de 5g diárias. Essa quantidade pode ser misturada a água ou bebida de preferência, para maiores dúvidas consulte um Nutricionista esportivo.

Melhores horários para consumo da Glutamina:

O melhor horário para consumo da Glutamina , pode ser no pós-treinamentos e em dias sem treinamento, tomada juntamente com qualquer refeição do dia.

 

Você treina? Então olhe esse conteúdo sobre um treino de 30 minutos em nosso blog. Exclusivo!

Porque usar glutamina?

A Glutamina é usada quando não conseguimos a produção necessária pelo organismo. Normalmente pessoas que exercícios de alta intensidade, ou até mesmo conta de cirurgias ou algumas doenças: crônicas ou que suprimem o sistema imunológico.

Você é atleta? No seu caso a suplementação é fundamental para manter o equilíbrio da glutamina no organismo, pois evita que haja o comprometimento do seu sistema imunológico e dos músculos. 

Glutamina e a Hipertrofia:

Por ser um suplemento que auxilia na recuperação dos músculos após a realização de atividades físicas a Glutamina pode desempenhar um papel primordial na hipertrofia. Ela irá contribuir para o ganho de massa muscular permitindo a criação de novos tecidos musculares mais rapidamente.

Glutamina ou Bcaa?

São dois aminoácidos, porém com diferenças.

BCAA é um aminoácido essencial do qual encontramos na alimentação e em forma de suplemento. E a Glutamina é um não essencial, pois mesmo como visto aqui, está em grandes concentrações em nosso tecido muscular. Possuem formas de ações diferentes e podem ser utilizados juntos. Procure sempre um profissional da área para lhe auxiliar da melhor forma.

Dúvidas frequentes sobre a Glutamina?

Glutamina engorda?

A glutamina não engorda, principalmente por serem aminoácidos e seus níveis calóricos são mínimos.

Tomar glutamina por muito tempo faz mal?

Não faz mal, a glutamina é um suplemento que proporciona saúde, bem estar e performance. Pode ser consumido continuamente de acordo com as suas necessidades.

Quem deve consumir?

Atletas que convivem com treinamentos intensos, recomendações médicas ou de nutricionistas.

É verdade que a glutamina melhora a integridade intestinal?

Sim! Demonstrou efetividade na função intestinal e ao sistema imunológico.

Efeitos colaterais

A Glutamina é um suplemento alimentar, com isso não possui efeitos colaterais. No entanto, como todos os suplementos alimentares, o excesso nunca é benéfico, tomar grandes quantidades de glutamina pode contribuir para dores estomacais e aumento de amônia. O correto é seguir a dose recomendada.

Alimentos ricos em Glutamina:

Os suplementos proteicos possuem boa quantidade de glutamina, como por exemplo o Whey Protein e no dia a dia vários alimentos de uma dieta também contém, tais como: 

- Carne vermelha: 4.7% de proteína em geral variando entre 4.4% e 4.8%;
- Leite desnatado: 8.08% de proteína em geral variando entre 8.7% e 9.2%;
- Milho: 16.2% de proteína;
- Tofu: 9.1% de proteína;
- Ovos: 4.3% de proteína;

Para melhores detalhes de quanto de glutamina consumir, busque a orientação de um profissional da área.

 

Criamos um conteúdo em nosso blog sobre: 50 alimentos super saudáveis. Leia agora.

Quais suplementos tomar junto com a Glutamina?

Isso vai depender muito da sua dieta atual e prática física. Apenas um Nutricionista poderia informar o ideal para o seu corpo.

Mas normalmente os suplementos que acompanham a Glutamina são: Whey Protein Concentrado, BCAA 2:1:1 e Creatina vários tamanhos, é comum sair um kit com esses itens em nossa loja. 

Em um estudo com Vinte e nove (17 Homens, 12 Mulheres) Atletas track e field, estudantes foram aleatoriamente divididos, com creatina monohidratada (CM, n = 10) grupo, creatina monohidratada e glutamina (CG, n = 10) grupo, ou placebo (P, n = 9) grupo.

Todos os três grupos participaram por um período idêntico do programa de força e condicionamento durante uma pré-temporada de treinamento. Composição corporal, pulo vertical, e performance em ciclismo foram testadas antes (T1) e depois (T2) de 8 semanas com suplementação. Massa corporal e massa muscular magra (LBM) aumentaram a grande nível, para os CM e CG grupos, comparado com o grupo Placebo(P). Adicionalmente, o CM e CG grupos exibiram significantemente grande melhora na taxa inicial da produção de força quando comparado com o tratamento placebo (P). Estes resultados sugerem que CM e CG significantemente aumentaram a massa muscular (LBM), e inicialmente a taxa da produção de força durante múltiplos tiros na bicicleta ergométrica.

Aonde comprar Glutamina?

Aqui na NewNutrition a qualidade é garantida. Possuímos 3 tamanhos diferentes de Glutamina, são eles: 1kg tamanho família, fornecendo 200 porções, 300g e 150g. Compre agora no site da NewNutrition Suplementos Alimentares.

Conclusão:

Como vimos acima a Glutamina é um aminoácido muito importante. Faz parte das proteínas do corpo e está envolvida na função imunológica e na saúde intestinal. Se o seu caso é ligado aos esportes, ela auxilia a reduzir a fadiga ou diminuir a dor muscular durante e após o exercício.

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