
Benefícios da Taurina:
Em estudos realizados com animais, a taurina provocou aos músculos que trabalhassem mais pesado e por maior tempo, além de aumentar a habilidade de contração e produção de força. Em ratos, o aminoácido auxiliou na redução da fadiga e danos musculares durante o treinamento.
Em estudos realizados com humanos, a taurina mostrou desintoxicação de produtos orgânicos que favorecem a fadiga e causam aquela queimação, vinda pela produção do ácido láctico. Também auxiliou na proteção dos danos celulares e estresse oxidativo. Além do aminoácido favorecer a performance, foi também linkado ao aumento da queima de gordura durante a atividade física. Os estudos realizados em humanos indicam que atletas treinados que suplementam com a taurina experienciaram aumento da performance do exercício.
Ciclistas e corredores foram capazes de manter maiores distâncias e presenciar menos fadiga e outro estudo suporta que esse aminoácido participa do processo da redução dos danos musculares.
Participantes em uma sessão de levantamento de peso experienciaram menos marcadores de danos e dores musculares. Portando, dentro de todos esses benefícios linkados a performance, a taurina pode ser também um auxílio na perda de peso, pois favorece a utilização da gordura por energia. Em ciclistas, a suplementação com 1,66g de taurina aumento a queima de gordura por até 16%.
Outros benefícios encontrados:
O aminoácido também pode melhorar várias outras funções no organismo, como visão e audição em algumas populações. Taurina também está presente como foi abordado logo nos tópicos acima, nos olhos e com pesquisas demonstrando que problemas nos olhos podem ocorrer quando os níveis começam a diminuir e então, acredita-se de que o aumento das concentrações podem melhorar a visão. Pelo fato da taurina auxiliar na regulação da contração muscular, a mesma pode reduzir convulsões e a tratar condições como epilepsia. Seu mecanismo de funcionamento é através da ligação dos receptores de GABA, que desempenham um papel importante em controlar e acalmar o sistema nervoso central. E ainda, pode proteger as células hepáticas contra radicais livres e danos tóxicos! Em um estudo, 2g de taurina tomadas 3x ao dia reduziram marcadores de danos hepáticos, enquanto diminuiu o estresse oxidativo.