Taurina

Para que serve, como tomar, benefícios e preço. Saiba tudo aqui.

O que é taurina

O que é a Taurina?

Taurina é um aminoácido encontrado em muitos alimentos e geralmente encontrado em bebidas energéticas. A taurina vem mostrando diversos benefícios à saúde e performance nos esportes, além disso, apresentou ser uma substância segura em sua utilização, nas doses indicadas. Taurina é um aminoácido que ocorre naturalmente em seu organismo e está concentrado particularmente no cérebro, olhos, coração e músculos. Diferente de muitos aminoácidos, a taurina não é utilizada para construção de proteínas, é classificada como um aminoácido condicionalmente essencial, pois seu corpo pode produzir taurina e também é encontrado em alguns alimentos. Não se deixe levar pelo nome deste aminoácido, ele não é derivado do touro ou algo relacionado, apenas o nome que é uma derivação do latim ‘’Taurus’’, que significa touro. 

 

E pra que serve a Taurina?

Como visto acima, esse aminoácido pode ser encontrado em diversos órgãos e possui amplos benefícios.

  • Manter as  suas células hidratadas e com eletrólitos balanceados; 
  • Formação de sais biliares, dos quais favorecem a sua digestão;
  • Regulação de alguns minerais, como cálcio nas células;
  • Regulação da saúde do sistema imunológico e função antioxidante.
  • Melhora da perfomance na atividade física

A taurina é considerada um aminoácido condicionalmente essencial, pois a mesma pode ser produzida no organismo em pequenas quantidades para o funcionamento adequado de determinadas funções. No entanto, em alguns casos, quantidades maiores são necessárias, fazendo então um aminoácido essencial para algumas pessoas, portanto em algumas patologias o uso se torna necessário, logo também para quem pratica exercícios de alta intensidade. 

 

Benefícios da Taurina

Benefícios da Taurina:

Em estudos realizados com animais, a taurina promoveu aos músculos que trabalhassem mais pesado e por maior tempo, além de aumentar a habilidade de contração e produção de força. Em ratos, o aminoácido auxiliou na redução da fadiga e danos musculares durante o treinamento. 

Em estudos realizados com humanos, a taurina mostrou desintoxicação de produtos orgânicos que favorecem a fadiga e causam aquela queimação, vinda pela produção do ácido láctico. Também auxiliou na proteção dos danos celulares e estresse oxidativo. Além do aminoácido favorecer a performance, foi também lincado ao aumento da queima de gordura durante a atividade física. Os estudos realizados em humanos indicam que atletas treinados que suplementam com a taurina experienciaram aumento da performance do exercício.
Ciclistas e corredores foram capazes de manter maiores distâncias e presenciar menos fadiga. Outro estudo suporta que esse aminoácido participa do processo da redução dos danos musculares. 

Participantes em uma sessão de levantamento de peso experienciaram menos marcadores de danos e dores musculares. Portando, dentro de todos esses benefícios lincados ao desempenho, a taurina pode ser também um auxílio na perda de peso, pois favorece a utilização da gordura por energia. Em ciclistas, a suplementação com 1,66g de taurina aumentou a queima de gordura por até 16%.

Outros benefícios encontrados:

O aminoácido também pode melhorar várias outras funções no organismo, como visão e audição em algumas populações. Taurina também está presente como foi abordado logo nos tópicos acima, nos olhos e com pesquisas demonstrando que problemas nos olhos podem ocorrer quando os níveis começam a diminuir e então, acredita-se de que o aumento das concentrações podem melhorar a visão. Pelo fato da taurina auxiliar na regulação da contração muscular, a mesma pode reduzir convulsões e a tratar condições como epilepsia.  Seu mecanismo de funcionamento é através da ligação dos receptores de GABA, que desempenham um papel importante em controlar e acalmar o sistema nervoso central. E ainda, pode proteger as células hepáticas contra radicais livres e danos tóxicos! Em um estudo, 2g de taurina tomadas 3x ao dia reduziram marcadores de danos hepáticos, enquanto diminuiu o estresse oxidativo. 

 

De onde vem a taurina

De onde vem a Taurina?

As principais fontes de taurina são de derivados animais, como carnes, peixes e lácteos. No entanto, alguns alimentos vegetais processados contém adição de taurina e é bem improvável de que estes podem oferecer quantidades suficientes para melhora dos níveis. Neste caso, a suplementação entra com tudo para te oferecer os melhores resultados!

Taurina faz mal?

De acordo com evidências, a taurina não faz mal quando utilizado nas doses indicadas. Indivíduos com problemas renais devem evitar o consumo deste aminoácido e dos demais, via suplementação. De qualquer forma, não é recomendado o consumo deste suplemento caso você esteja amamentando ou grávida.

Taurina: efeitos colaterais

Não foram avaliados efeitos colaterais ligados ao produto. Porém, como foi dito no tópico acima, a dose não deve ser ultrapassada de sua indicação, caso apresente alguma condição de saúde, indicamos que procure um médico e nutricionista, inclusive se você está utilizando algum medicamento. 

Taurina: preço

Aqui na NewNutrition, nós acreditamos em suplementos alimentares sem gastar muito. Com isso, nossos preços são extremamente acessíveis e a qualidade vai ainda muito além! Nós garantimos que o preço seja justo e com boa qualidade. Se você que está lendo e já consome nossos produtos, tenho certeza que sabe do que estamos falando, não é mesmo?

 

Taurina como comprar

Conclusão:

A taurina é um aminoácido essencial e se mostrou extremamente eficaz dentro de algumas dietas, favorecendo o desempenho de atletas na atividade física e complemento em alguns tratamentos. Se você não é atleta, não tem problema, tenho certeza que a suplementação adequada irá promover grandes resultados. Imagine se alimentando bem e fazendo esportes que curte e ainda, com a melhor suplementação? A resposta é certa: resultados. Bem-vindo ao time NewNutrition! 

 

Referências:
The antioxidant action of taurine, hypotaurine and their metabolic precursors

O I Aruoma 1B HalliwellB M HoeyJ Butler

Volume regulation in astrocytes: a role for taurine as an osmoeffector

H Pasantes Morales 1A Schousboe

Taurine supplementation increases skeletal muscle force production and protects muscle function during and after high-frequency in vitro stimulation

Craig A Goodman 1Deanna HorvathChristos StathisTrevor MoriKevin CroftRobyn M MurphyAlan Hayes

Decreased blood levels of lactic acid and urinary excretion of 3-methylhistidine after exercise by chronic taurine treatment in rats

Sachinobu Manabe 1Ikuyo KurrodaKazuko OkadaMasaki MorishimaMiki OkamotoNagakatsu HaradaAkira TakahashiKentaro SakaiYutaka Nakaya

The effect of acute taurine ingestion on endurance performance and metabolism in well-trained cyclists

Jane A Rutherford 1Lawrence L SprietTrent Stellingwerff

Dietary amino acid taurine ameliorates liver injury in chronic hepatitis patients

Y H Hu 1C L LinY W HuangP E LiuD-F Hwang

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