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O que é taurina

O que é a Taurina?

Taurina é um tipo de aminoácido encontrado em muitos alimentos e geralmente encontrado em bebidas energéticas. A taurina vem mostrando diversos benefícios à saúde e performance nos esportes, além disso, apresentou ser uma substância segura em sua utilização, dentro das doses indicadas. Taurina é um aminoácido que ocorre naturalmente em seu organismo e está concentrado particularmente no cérebro, olhos, coração e músculos. Diferente de muitos aminoácidos, a taurina não é utilizada para construção de proteínas, é classificada como um aminoácido condicionalmente essencial, pois seu corpo pode produzir taurina e também é encontrado em alguns alimentos. Não se deixe levar pelo nome deste aminoácido, ele não é derivado do touro ou algo relacionado, apenas o nome que é uma derivação do latim ‘’Taurus’’, que significa touro. 

 

Pra que serve a Taurina?

Como visto acima, esse aminoácido pode ser encontrado em diversos órgãos e possui amplos benefícios.

  • Manter as células hidratadas e com eletrólitos balanceados 
  • Formação de sais biliares,  dos quais favorecem a digestão
  • Regulação de alguns minerais, como cálcio nas células 
  • Regulação da saúde do sistema imunológico e função antioxidante 

A taurina é considerada um aminoácido condicionalmente essencial pois a mesma pode ser produzida no organismo em pequenas quantidades para o funcionamento adequado de determinadas funções. No entanto, em alguns casos, quantidades maiores são necessárias, fazendo então um aminoácido essencial para algumas pessoas, portanto em algumas patologias o uso se torna necessário.

 

Benefícios da Taurina

Benefícios da Taurina:

Em estudos realizados com animais, a taurina provocou aos músculos que trabalhassem mais pesado e por maior tempo, além de aumentar a habilidade de contração e produção de força. Em ratos, o aminoácido auxiliou na redução da fadiga e danos musculares durante o treinamento. 

Em estudos realizados com humanos, a taurina mostrou desintoxicação de produtos orgânicos que favorecem a fadiga e causam aquela queimação, vinda pela produção do ácido láctico. Também auxiliou na proteção dos danos celulares e estresse oxidativo. Além do aminoácido favorecer a performance, foi também linkado ao aumento da queima de gordura durante a atividade física. Os estudos realizados em humanos indicam que atletas treinados que suplementam com a taurina experienciaram aumento da performance do exercício.
Ciclistas e corredores foram capazes de manter maiores distâncias e presenciar menos fadiga e outro estudo suporta que esse aminoácido participa do processo da redução dos danos musculares. 

Participantes em uma sessão de levantamento de peso experienciaram menos marcadores de danos e dores musculares. Portando, dentro de todos esses benefícios linkados a performance, a taurina pode ser também um auxílio na perda de peso, pois favorece a utilização da gordura por energia. Em ciclistas, a suplementação com 1,66g de taurina aumento a queima de gordura por até 16%.

Outros benefícios encontrados:

O aminoácido também pode melhorar várias outras funções no organismo, como visão e audição em algumas populações. Taurina também está presente como foi abordado logo nos tópicos acima, nos olhos e com pesquisas demonstrando que problemas nos olhos podem ocorrer quando os níveis começam a diminuir e então, acredita-se de que o aumento das concentrações podem melhorar a visão. Pelo fato da taurina auxiliar na regulação da contração muscular, a mesma pode reduzir convulsões e a tratar condições como epilepsia.  Seu mecanismo de funcionamento é através da ligação dos receptores de GABA, que desempenham um papel importante em controlar e acalmar o sistema nervoso central. E ainda, pode proteger as células hepáticas contra radicais livres e danos tóxicos! Em um estudo, 2g de taurina tomadas 3x ao dia reduziram marcadores de danos hepáticos, enquanto diminuiu o estresse oxidativo. 

 

De onde vem a taurina

De onde vem a Taurina?

As principais fontes de taurina são de derivados animais, como carnes, peixes e lácteos. No entanto, alguns alimentos vegetais processados contêm adição de taurina, e é bem improvável de que estes irão oferecer quantidades suficientes para melhora dos níveis. Uma dieta vasta providência cerca de 4 a 400mg de taurina por dia. 

Taurina faz mal?

De acordo com evidências, a taurina não tem efeitos negativos quando utilizado nas doses indicadas. Indivíduos com problemas renais devem evitar o consumo deste aminoácido e dos demais, via suplementação. De qualquer forma, não é recomendado o consumo deste suplemento caso você esteja amamentando ou grávida.

Taurina: efeitos colaterais

Não foram avaliados efeitos colaterais linkados ao produto. Porém como foi dito no tópico acima, a dose não deve ser ultrapassada de sua indicação, caso apresente alguma condição de saúde, indicamos que procure um médico e nutricionista, inclusive se você está utilizando algum tipo de medicamento. 

Taurina: preço

Aqui na NewNutrition nós acreditamos que é possível consumir suplementos alimentares sem gastar muito. Com isso, nossos preços são extremamente acessíveis e a qualidade vai ainda muito além! Nós garantimos que o preço está justo. Se você que está lendo, já consome nossos produtos, irá entender do que estamos falando. 

 

Taurina como comprar

Conclusão:

A taurina então é considerado como um aminoácido essencial e se mostrou extremamente eficaz dentro de algumas dietas e ainda favorece o desempenho de atletas dentro da atividade física e complementa alguns tratamentos. Lembre-se de que os estudos ainda não estão confirmados e mais estudos ainda precisam ser feitos para confirmação dos benefícios e forma de funcionamento deste aminoácido. Fórmula exclusiva NewNutrition, a evolução nos chama! 

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