O que são alimentos saudáveis

Alimentos Saudáveis?

Provavelmente você conhece inúmeros alimentos saudáveis, mas você sabe por quais motivos eles são classificados assim?

Ao realizar refeições você deve ter consciência que estará nutrindo seu corpo, e para isso deve fazer diariamente boas escolhas alimentares. Assim você colabora com a saúde de seu corpo em um todo. A Rotina, na maioria dos casos, conspira contra nós mesmos, onde nos tornamos vítimas de um mundo nada saudável, do ponto de vista físico e mental. Mas se nos organizarmos e colocarmos como prioridade uma boa alimentação, não haverá desculpa que atrapalha sua saúde, nem a tal da vida corrida.

Mesmo os alimentos classificados como saudáveis, devemos ter prudência ao consumi-los, preparando e consumindo da maneira correta, pois a forma de preparação do alimento pode alterar essa condição. Como exemplo: cocção inapropriada ou quando acompanhados de uma exagerada adição de açúcar, sal ou aditivos prejudiciais à saúde.

Os alimentos saudáveis, possuem macronutrientes e micronutrientes de qualidade como: fibras, vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, lipídeos e agentes antioxidantes.

Fibras solúveis

Sua maior ação é em seu metabolismo. São solúveis em água e formam um gel viscoso, auxiliando na saciedade e reduzindo o tempo do trânsito intestinal.  Não são digeridas no intestino delgado e facilmente fermentam através da microflora do intestino grosso. Reduz a absorção de glicose no intestino delgado, além de reduzir o colesterol total e o LDL.

Psyllium e o Fos são exemplos de fibras solúveis.

Fibras insolúveis

Sua principal ação é mecânica. São fibras que não são solúveis em água, mas absorvem ela e assim aumentam o bolo fecal, acelerando o tempo do trânsito intestinal. Auxilia na sensação de saciedade, pois também reduz o tempo de esvaziamento gástrico.

O Mix de Fibras é um exemplo de fibra insolúvel.

 

Antioxidantes

Antioxidantes

Agentes que possuem uma ação de proteção celular contra os efeitos dos radicais livres (moléculas instáveis que danificam células e prejudicam funções fisiológicas normais). Impedem ou bloqueiam a formação dos radicais livres

Algumas vitaminas são consideradas excelentes antioxidantes, sendo assim, capazes de sequestrar os radicais livres com eficiência. Como exemplo, podemos citar a Vitamina C (ácido ascórbico), essa vitamina está relacionada a estudos que comprovam seu efeito protetor sobre a exposição às radiações e medicamentos, além de proteção no desenvolvimento de tumores. A vitamina E, relaciona-se com a redução de danos provocados pelos radicais livres, associando-se a doenças como o envelhecimento, câncer, artrite e catarata.

Veja opções de Vitaminas e Minerais no site.

PRINCIPAIS ALIMENTOS FONTES DE ANTIOXIDANTES:

Alimentos

Antioxidantes

Mamão, cenoura, abóbora, beterraba, manga, batata doce, damasco.

β-caroteno.

Brócolis, salsa, uva, chás, maçã, uva, frutas vermelhas, chocolate amargo.

Flavonóides

Laranja, morango, kiwi, limão, abacaxi, goiaba.

Vitamina C

Frutas vermelhas, maçã, uvas, brócolis, pimentão, cebola, alcaparra, limão.

Quercetina

Tomate, brócolis, espinafre, manga, mamão papaia, beterraba.

Carotenóides

Uva, morango, nozes

Ácido elágico

Cúrcuma

Curcumina

Uvas, cereja, laranja, caju, morango, tomate, couve-flor, espinafre, repolho, castanhas, rabanete, ameixa, nabo,  beterraba.

Polifenóis

Todos os vegetais verdes

Clorofilina

Açaí, romã, cravo, canela, chocolate amargo, castanhas.

Taninos

Todas essas vitaminas, minerais e antioxidantes podem ser consumidos também, através de suplementos alimentares, para complementar sua refeição e atingir níveis desejados.

Frutas

Frutas

As frutas são utilizadas na prevenção e tratamento de diversos males há muitos anos, por suas propriedades terapêuticas. Este grupo de alimentos nos trazem saúde e disposição, nos proporcionando bom funcionamento do corpo, por serem fontes de nutrientes essenciais aos organismos.

 

Abacate: É um alimento excelente fonte de gordura monoinsaturada e assim colabora para os níveis ótimos de colesterol no sangue. Esta fruta possui vitamina A,  vitaminas do complexo B e vitamina C. Alivia o cansaço mental, auxilia na saúde dos dentes e ossos.

Abacaxi: fruta rica em vitamina A, vitaminas B1, B2, B3, B6 e B9, além de fibras, cobre, iodo, manganês, potássio, magnésio. Auxiliando principalmente nos músculos, coração, sistema imunológico e sistema nervoso.

Acerola: importante fonte de vitamina C. Possui vitamina A, fósforo e potássio. Importante função para a pele, tecidos nervosos e ossos. Evita hemorragia, auxilia na cicatrização, protege dentes e gengivas.

Banana: fruta muito consumida por ser uma ótima fonte de potássio e riquíssima em fibras, mas também é rica em vitaminas do complexo B e vitamina C e A. Auxilia na regulação do aparelho digestivo e sistema nervoso.

Goiaba: fonte de vitamina C, A e vitaminas do complexo B. Possui fósforo, cálcio, potássio, sódio e ferro. Muito utilizado em tratamentos para hemorragias e infecções. Boa para visão, mucosa e pele, além de auxiliar no fortalecimento de dentes e ossos.

Jabuticaba: contém vitamina C e vitaminas do complexo B. É essencial ao crescimento e auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso. Contribui na prevenção de reumatismo e de problemas da pele.

Laranja: fruta muito conhecida por ser fonte de vitamina C, além disso possui cálcio, sódio, fósforo e potássio. Rico em fibras, seu bagaço auxilia no funcionamento intestinal e favorece a digestão de ossos e dentes.

Limão: fruta versátil por conter uma significativa quantidade de vitamina C, citratos, substância detergentes e antioxidantes.

Maçã: fonte de vitaminas do complexo B, A, C e E, minerais como o potássio e fósforo. Auxilia o bom funcionamento do intestino, sistema nervoso e pele. Sua casca pode ser utilizada para chás com efeito diurético.

Mamão: fruta muito conhecida por auxiliar no funcionamento intestinal e visão. Contribui para a resistência a infecções, além de ser rica em cálcio, sódio, fósforo, potássio, e vitaminas A e C. A fruta possui a enzima Papaína, auxiliando a digestão e auxiliando o sistema imunológico.

Manga: ótima para auxiliar no funcionamento do intestino, excelente fonte de fibras, vitamina A e C, além de vitaminas do complexo B, cálcio, sódio, potássio e fósforo.

Maracujá: fruta deliciosa e versátil, rica em vitaminas do complexo B, além de conter cálcio, ferro, potássio e fósforo. Rica em antioxidantes e confere resistência aos vasos sanguíneos.

Melancia: refrescante fruta suave e calmante. Auxilia no funcionamento dos rins, possui fósforo, sódio, cálcio, potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.

Melão: outra fruta muito refrescante, que protege a visão, contribui na formação de ossos, sangue e dentes, além de auxiliar na cicatrização de ferimentos. Contém fósforo, cálcio, sódio e potássio.

Mexerica / Tangerina: importante fonte de vitamina C. Possui vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, sódio, potássio, cálcio e magnésio. Seu bagaço é rico em fibras colaborando no bom funcionamento de intestino. Auxilia na manutenção no sistema nervoso e músculos, além de reforçar as defesas do organismo.

Morango: fruta rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e K, além de silício, manganês, magnésio e potássio. Fruta que auxilia no sistema imunológico, é riquíssima em antioxidantes e auxilia na cicatrização de feridas.

Pêra: fruta rica em fibras, vitamina A, C e do complexo B, além de cálcio e potássio.

Tomate: delicioso fruto com uma ótima quantidade de vitamina A, C e do complexo B, além de ferro, sódio, fósforo, magnésio, cálcio e potássio. Esse fruto auxilia na saúde óssea e fornece resistência aos vasos sanguíneos.

Uvas: fruta rica em antioxidantes, vitaminas do complexo B, vitamina A, sódio, cálcio, potássio e fósforo. Atua como um suave laxante e estimula o bom funcionamento do coração.

Separamos um conteúdo completo em nosso blog do que escolher no supermercado

Verduras e Legumes

VERDURAS E LEGUMES

Esses alimentos, assim como as frutas são essenciais fontes de fibras, água, sais minerais e vitaminas, auxiliando na prevenção e tratamentos de patologias, promovendo a saúde.  Eles são plantas ou parte das plantas que são comestíveis.

 

Abóbora: possuem uma significativa quantidade de carboidratos de boa qualidade. Possui uma significativa quantidade de vitamina A, cálcio, ferro, fósforo, vitaminas do complexo B e fibras. Importante participação no desenvolvimento de ossos e dentes.

Abobrinha: legume que evita o cansaço mental, auxilia na formação de ossos e dentes, e favorece a saúde da pele e visão. É fonte de fibras, ferro, fósforo e cálcio.

Alface: riquíssima em fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina K, além de possuir ferro, cálcio e fósforo, auxiliando na visão, dentes, ossos, reduzindo o estresse e insônia.

Almeirão: folha verde escura fonte de vitamina A, complexo B, fósforo, ferro, cálcio e fibras. Alivia o cansaço, colabora na saúde da pele, visão e mucosas, auxiliando também no crescimento e redução do cansaço.

Beterraba: legume fonte de nitratos, vitamina C e melhor aproveitada quando consumida crua, além disso possui vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Seu suco é refrescante, diurético, tônico e essa fruta possui leve efeito laxante.

Cenoura: importante fonte de vitamina A, rica em vitamina do complexo B, vitamina C, cálcio, potássio, sódio e fósforo. Assim contribui para o bom funcionamento da visão, pele, cabelos e mucosas. Atua na regulação do sistema nervoso e aparelho digestivo. Auxilia na formação de dentes e ossos.

Chuchu: possui vitaminas do complexo B, vitamina C, sais minerais, potássio, cálcio, sódio, fósforo e ferro, contribuindo para a saúde da pele. Promove uma boa formação de dentes e ossos.

Couve: folhas verdes escuras, que são ricas em cálcio, ferro, fósforo e fibras. Possui vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C. Auxilia na formação de dentes e ossos, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino.

Jiló: possui vitamina A, do complexo B e C. Possui muitos minerais auxiliando na formação de ossos, dentes e na constituição dos músculos.

Quiabo: rico em vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, além de possuir fósforo e cálcio. Auxilia na saúde das mucosas, pele e visão.

Repolho: fonte de cálcio, fósforo, sódio, ferro e potássio, além de possuir vitaminas do complexo B. Quando consumida crua, é uma importante fonte de vitamina C. É utilizado no tratamento de hemorragias e infecções.

conclusão alimentos saudáveis

Conclusão

Ao longo do tempo, a forma com que os alimentos foram vistos e o tipo de alimentos que passaram a ser mais consumidos pela população mudaram muito.
No entanto, uma alimentação saudável deve significar prazer e saúde. 

 

Veja mais opções de suplementos alimentares no site da NewNutrition.

  • :(Ops!Seu carrinho está vazio