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O que é soja?

O que é Soja?

Proteína de soja refere-se à proteína que é encontrada na soja, que é consumida frequentemente para substituir proteínas animais na dieta de um indivíduo. O grão de soja é uma leguminosa que não contém colesterol e é pobre em gordura saturada. A soja é o único alimento vegetal que contém todos os oito aminoácidos essenciais. A soja também é uma boa fonte de fibras, ferro, cálcio, zinco e vitaminas do complexo B.

Pra que serve a Proteína da Soja?

A soja pode ser consumida integralmente ou transformada em uma variedade de produtos, incluindo tofu, tempeh, leite de soja e outras alternativas a laticínios e carnes. Também pode ser transformado em suplemento alimentar, muito conhecido como Soy Protein.

 
Benefícios da Soja

Benefícios da proteína da Soja:

Para os vegetarianos, veganos e aqueles que evitam ou são alérgicos aos alimentos lácteos, a proteína de soja muitas vezes serve como uma importante fonte de proteína. Veja mais alguns benefícios:

Ganho de massa muscular

Ao contrário da maioria das outras proteínas vegetais, a proteína de soja é uma proteína completa. Isso significa que contém todos os aminoácidos essenciais que seu corpo não pode produzir e precisa obter dos alimentos. 

Emagrecimento

Estudos indicam que dietas ricas em proteínas podem resultar na perda de peso, mesmo sem limitar calorias ou nutrientes. Alguns estudos mostram que a proteína de soja pode aumentar a perda de peso de forma tão eficaz quanto as proteínas de origem animal.

Benefícios para a saúde:

Algumas pesquisas sugerem que a adição de proteína de soja à sua dieta pode fornecer uma variedade de benefícios para a saúde. Por exemplo, alimentos à base de soja parecem ter efeitos positivos na saúde do coração. Em uma revisão de 35 estudos, o consumo de soja diminuiu o colesterol LDL "ruim" e elevou o colesterol HDL "bom". Outra revisão mostrou que a substituição de proteína animal por 25 gramas ou mais de proteína de soja resultou na diminuição do colesterol total, colesterol LDL “ruim” e níveis de triglicerídeos. Em relação ao câncer, a evidência parece mista. Muitos estudos observacionais viram um efeito protetor de uma dieta rica em soja. Alguns estudos observacionais e controlados por casos ligam o consumo de soja a redução do risco de câncer de mama.

Dietas ricas em proteínas vegetais estão ligadas a muitos benefícios:

Dietas ricas em proteínas vegetais, como a dieta vegetariana, estão associadas a muitos benefícios para a saúde. Estudos sugerem que os vegetarianos tendem a ter um peso corporal menor, menor colesterol e níveis mais baixos de pressão arterial. Eles também têm um menor risco de derrame, câncer e morte por doença cardíaca do que os não-vegetarianos.
 

Comparativo entre Soy, Pea e Rice Protein

Comparativo entre Proteína da Soja, Whey Protein e Milk Protein:

Em comparação com as proteínas de soro de leite e Milk, a proteína de soja fica em algum lugar no meio, no que diz respeito à síntese de proteína muscular. Um estudo mostrou que a soja era inferior à proteína do soro no que diz respeito à síntese de proteína para o músculo, mas teve melhor desempenho que a caseína. Os pesquisadores concluíram que isso pode ser devido à taxa de digestão ou ao conteúdo de leucina. Ou seja a soja é um alimento que não perde nada para alimentos de origem animal.

Comparativo entre Soy Protein, Pea Protein e Rice Protein:

A proteína isolada de soja é a melhor opção de proteína vegetal, como dissemos anteriormente é a mais completa se comparada a proteínas famosas no mercado, tais como a proteína do arroz e a proteína da ervilha, que também são excelentes fontes de proteínas vegetais, porém não tão completas como o soy protein. Normalmente elas se tornam completas, apenas quando são consumidas em conjunto Rice + PEA.

Dúvidas Frequentes Soy Protein

Dúvidas frequentes sobre a proteína da soja:

Vegetarianos e Veganos

Os vegetarianos são indivíduos que, por várias razões, não comem carne. Os veganos, em comparação, são indivíduos que não comem nenhum produto de animais, incluindo ovos, leite e queijo. A vitamina B 12 é encontrada apenas em produtos de origem animal e, portanto, pode estar faltando na dieta dos veganos. O uso de leite de soja é uma forma de obter essa vitamina essencial. Cereais e substitutos de carne são outras opções.

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Bebês com condições especiais

Os bebês nascidos com deficiência de lactase ou galactosemia se beneficiam do uso de fórmulas à base de soja. Os pais que desejam colocar seu recém-nascido em uma dieta vegetariana podem optar por usar uma fórmula à base de soja. Além disso, crianças que estão se recuperando de episódios de diarréia (e normalmente recebem substitutos do leite materno) podem ter fórmulas de soja recomendadas para facilitar sua recuperação. 

Gravidez

O uso de produtos de soja durante a gravidez pode ser incentivado porque as mulheres grávidas provavelmente receberão os mesmos benefícios de saúde que outras mulheres. O leite fortificado e o leite de soja fortificado são as únicas fontes dietéticas confiáveis ​​de vitamina D. Todos os outros produtos lácteos contêm pouca ou nenhuma vitamina D. Enquanto muitas mulheres obtêm vitamina D suficiente da exposição à luz solar, o leite de soja pode ser uma alternativa para aqueles que são excessivamente sensíveis ao sol ou para aqueles que simplesmente não são capazes de ser ou fazer não gosta de estar ao ar livre. O leite de soja também pode ser uma alternativa para mulheres que não gostam de leite normal.

Sintomas da Menopausa

Atualmente, os fitoestrógenos estão sendo pesquisados ​​para determinar sua utilidade em agir como o estrogênio sintético para proteger as mulheres da perda óssea e manter um coração saudável. Constatou-se que a proteína da soja influencia positivamente o equilíbrio ósseo e de cálcio em mulheres na pós-menopausa. Os resultados foram especialmente significativos para mulheres que não estavam recebendo terapia de reposição hormonal. Esses mesmos resultados não foram observados em mulheres jovens e saudáveis ​​que ainda estavam menstruadas.

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Referências:

healthline
ncbi
 

 

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