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O que é Creatina?

Antes de saber todas as funções e vantagens, vamos entender o que é a creatina?  A creatina é um aminoácido que pode ser produzido pelo organismo a partir dos aminoácidos glicina + arginina + metionina, ou pode ser obtido na dieta por meio do consumo de produtos proteicos.

Cerca de 95% são estocados na forma de fosfocreatina, os demais 5% são estocados no cérebro e outros órgãos. É um dos suplementos mais estudados mundialmente, pelo efeito ergogênico no esporte e outros diversos benefícios comprovados.

É um produto de alta qualidade e com bons efeitos a saúde. O suplemento da creatina possui diversas formulações, porém, a mais utilizada é a creatina monohidratada.

No geral, a creatina auxilia quem está treinando a ganahr massa muscular (massa magra).

Creatina: Para que Serve?

Quando a creatina é consumida em forma de suplemento, estoques intramusculares e cerebrais são aumentados. Quando elevados, podem oferecer diversos benefícios terapêuticos como prevenção da depleção dos estoques de ATP (energia), estímulo do aumento da síntese proteica, diminuição da degradação proteica e estabilização das membranas biológicas. 

 

Veja agora o vídeo explicativo sobre este aminoácido

Nele explicamos mais sobre um dos suplementos mais estudados e mais polulares do mundo.

Performance com a Creatina

A participação deste suplemento aminoácido na formação de ATP mostra que melhora os exercícios de alta performance.

Este aminoácido pode beneficiar diversos tipos de atletas, portanto se você busca mais performance nos exercícios, a creatina pode beneficiá-lo.

O uso da creatina em pó não precisa ser somente para atletas. Seja na academia ou nos esportes, a creatina sempre tem uma função muito importante: melhorar o desempenho nos treinos.

Entenda a diferença entre
Creatina, Creapure, Creatina D-Ribose

Todas as creatinas da NewNutrition são monohidratadas, porém dentro de nosso portfólio de suplementos são encontradas algumas variações, como: Creatine, Creapure e Creatine D-Ribose.

Vamos explicar:

Creapure 300g : Creatina monohidratada tradicional, com selo Creapure de pureza, de origem alemã. A Creapure é  a melhor creatina do mercado e usa matéria prima premium.

Creatine D-Ribose 240g : Creatina monohidratada juntamente a um carboidrato de rápida absorção, para que seja melhor absorvida.

Veja um comparativo entre Creatina,
Creapure e Creatina com D-Ribose:

 Creatina

Creatina

Creatina Creapure

Creatina Creapure

Creatina D-Ribose

Creatina D-Ribose

Porção3g3g5g
Creatina3g3g3g
Carboidrato005g
Rendimento100 porções100 porções30 porções
 Comprar Comprar Comprar

Mulheres podem consumir Creatina?

Não foram apresentados efeitos colaterais e nem contraindicações. Em cinco semanas de suplementação oral com creatina, comprovaram um aumento de força nos membros superiores em atletas mulheres quando realizado treinamentos resistidos.

Vegetarianos e os benefícios da suplementação com Creatina

Sim, a creatina pode e deve ser utilizada sendo você, vegano ou vegetariano .

Sabemos que muitas vezes adquirir proteína em uma dieta vegetariana não é tão difícil quando se há muitas ofertas, porém a quantidade de creatina naturalmente encontrada é baixa, suplementando com creatina irá balancear seus estoques, além de promover diversos benefícios.

Como tomar Creatina?

O consumo da creatina como suplemento deve ser de 3 a 5g por dia, todos os dias da semana (com treino ou não) por um período contínuo. Não é necessário ciclo ou saturação.

A ingestão de Creatina é antes ou depois do treino?

O suplemento pode ser consumido antes ou depois do treino. Este aminoácido é mais bem absorvido após o treinamento junto a uma fonte de carboidrato.

Por isso recomendamos que use junto a alguma refeição ou alimento rico em carboidrato. 

Como acelerar os efeitos da Creatina?

Apesar de muitas histórias e indicações referentes à saturação da creatina, existem estudos recentes que apontam que a saturação não possui efetividade. A dose recomendada de 3 a 5g diários é o bastante para aumentar os estoques de fosfocreatina.

Como ingerir Creatina?

Creatina é um dos suplementos com maiores quantidades de pesquisas disponíveis, estudos nos últimos anos não demonstraram nenhum impacto negativo na saúde.

No caso deste suplemento, todos podem ingerir a creatina . Sendo um produto com diversos benefícios para atletas profissionais e amadores.

A creatina pode ser ingerida junto com a principal refeição, assim auxiliando na absorção do produto, pois haverá liberação de insulina por conta dos alimentos com fontes de carboidratos.

Ela pode ser combinada com muitos outros suplementos,

A creatina pode ser suplementada juntamente com produtos como: Whey Protein , BCAA , Glutamina e algumas Vitaminas .

Dúvidas Frequentes

A NewNutrition separou dúvidas mais frequentes entre os consumidores e vai disponibilizar as respostas para vocês. Confira:

Creatina engorda?

Esse aminoácido não engorda, pois não possuí quantidade calórica significativa.

Qual a quantidade de Creatina que devo tomar?

De acordo com a ANVISA, o consumo de 3g por dia é o suficiente, existem pesquisas que indicam 5g diárias. O ideal é buscar a orientação do nutricionista.

Existe interação entre a Creatina e a Cafeína?

Doses maiores que 4 mg de cafeína por quilo de peso fazem com que ocorra a excreção da creatina armazenada, diminuindo os efeitos ergogênicos.

Creatina: Efeitos Colaterais

Por muito tempo de pesquisa e numerosos estudos suportam que a creatina é segura para usos de longo período, não sendo necessário interromper o uso. A quantidade recomendada é de 3-5g diárias de creatina por dia. Caso haja alguma condição de saúde, é recomendado que consulte sempre um médico e/ou nutricionista antes de suplementar.

Conclusão:

A ingestão da creatina é segura. No entanto, é importante respeitar a dosagem diária recomendada que pode trazer diversos benefícios.

É importante também, consultar um médico e/ou nutricionista para indicar a melhor estratégia de uso para sua necessidade/objetivo.

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Somos NewNutrition!

Referências:

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Kreider RB, Kalman DS, Antonio J, Ziegenfuss TN, Wildman R, Collins R, Candow DG, Kleiner SM, Almada AL, Lopez HL. International Society of Sports Nutrition position stand: safety and efficacy of creatine supplementation in exercise, sport, and medicine. J Int Soc Sports Nutr. 2017 Jun 13;14:18. doi: 10.1186/s12970-017-0173-z.

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