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O que é Arginina

O que é a caffeína?

Cafeína é um estimulante mundialmente conhecido,e é classificada do grupo das xantinas, do qual é encontrado em diversas bebidas e algumas plantas. O produto é famoso por seu efeito estimulante, favorecendo maior disposição mental e física e logo melhorando a performance de atletas. Além disso, há ainda quem procura cafeína com outro intuito, emagrecimento. 
Até mesmo antes de Cristo (A.C) os humanos já faziam infusão de chás e outro ponto curioso foi reportado a muitos anos atrás por um pastor da Etiópia, que percebeu uma energia extra em suas cabras. Hoje em dia é muito comum você encontrar bebidas energéticas por toda parte em sua cidade e cada vez mais são realizados estudos científicos sobre essa molécula. 

Pra que serve?

A cafeína é indicada para quem busca maior desempenho, tanto físico, quanto mental. Tenho certeza de que não é tão difícil explicar essa questão a você, pois todo mundo já experienciou sensações da cafeína, a menos que você nunca tenha consumido alimentos que contenham esse substrato. 
Em muitos casos, é indicado para quando você se sente cansado que tome um café, não é mesmo? Isso é pelo fato da bebida ‘’café’’ ser rica em cafeína, e tem como resultado melhora de seu humor, disposição e até sensações de calor! Com diversos estudos hoje em dia, é possível você encontrar a cafeína em diversos formatos, sejam bebidas, cápsulas, em géis, balas, Whey protein enriquecido com café natural e em algumas barras de proteína.

O que é cafeína

Como ela funciona?

No momento em que é consumida, a cafeína é rapidamente absorvida no intestino até cair na corrente sanguínea, nesse momento a mesma viaja até o fígado e é quebrada em compostos que irão sensibilizar diversos processos de funcionamento em seu organismo. A cafeína tem como grandes efeitos em seu cérebro - sistema nervoso central, bloqueando os efeitos da adenosina, do qual é um neurotransmissor que relaxa o cérebro e faz com que você se sinta cansado. Normalmente os níveis deste neurotransmissor são elevados durante o dia, o que irá causar aquela sensação de cansaço. A explicação então para cafeína em relação a melhora da disposição mental, é essa! Ela se liga nos receptores de adenosina sem ativá-los, com isso o efeito da adenosina é bloqueado, permitindo a redução do cansaço. Calma, não é só isso que ela faz, ela também irá aumentar os níveis de adrenalina, dopamina e norepinefrina, os quais são responsáveis por melhorarem o seu estado de foco e alerta. A cafeína possui rápida ação, como por exemplo, a ingestão de uma xícara de café fresco pode ter seus efeitos estimulantes em até 20 minutos para que seja quebrada e caia em sua corrente sanguínea e logo 1 hora para que se obtenha toda sua efetividade.

Caffeina

Bom para quais objetivos?

Iremos detalhar a seguir, mas já resumindo alguns tópicos sobre a cafeína:

  • Melhora do desempenho no treinamento
  • Aumento da termogênese
  • Diminuição da fadiga mental
  • Melhora do foco e estado de alerta.

São diversos benefícios a serem destacados, mas aqui destacamos os principais e mais buscados.
 
Em alguns estudos, foram relatados depois da ingestão de doses moderadas, administradas 1 hora antes da atividade física um aumento na performance no esporte. Trabalhos recentes sugerem de que a cafeína possui atividade ergogênica em exercícios de alta intensidade. 

Caffeína em cápsula:

Uma maneira extremamente fácil de se obter cafeína é através das cápsulas. Ela até pode ser prática ingerida através de bebidas, mas você irá contar não apenas com cafeína e sim com diversos outros ingredientes, até mesmo açúcares, que podem piorar a absorção e efeito da cafeína. Nossa cápsula é simples, oferecemos duas fórmulas em miligramagem 210 mg e 420mg. Fazem muita diferença? Se você não está acostumado em ingerir cafeína, seja ela através de alimentos ou cápsula, recomendamos que utilize a de 210mg, pois não significa que doses maiores a de 300 mg irão fazer mais efeito do que a outra, isso é apenas uma questão de sensibilização individual de cada um, evite o abuso! 

Alimentos ricos em caffeína:

  • Espresso: 240–720 mg. (coffea arabica)
  • Café coado: 80–200 mg.
  • Chá mate: 65–130 mg.
  • Bebidas energéticas: 50–160 mg.
  • Chá infundido: 40–120 mg.
  • Refrigerantes: 20–40 mg.
  • Café descafeinado: 3–12 mg.
  • Bebida derivadas de cacau: 2–7 mg.
  • Leite com achocolatado: 2–7 mg.

 

caffeína

Dúvidas:

Caffeína emagrece?
Como dito em um dos tópicos acima, a cafeína aumenta o metabolismo, o que reflete em maior gasto energético ou seja, alimentos que contenham cafeína podem influenciar positivamente o processo de emagrecimento, pois com o aumento do metabolismo, é possível queimar algumas calorias extras. Lembre-se de que o produto não irá apenas auxiliar, é preciso antes que esteja realizando atividades físicas e adequado padrão alimentar. 


Caffeína faz mal?
O produto pode ter seus efeitos negativos e isso vai depender ainda mais de cada um, até mesmo em sua sensibilidade a cafeína. Para alguns indivíduos, poucas quantidades de café podem causar efeitos secundários não desejados, como dores de cabeça, aumento da pressão arterial e ansiedade. É importante avaliar antes de seu consumo com um médico e ou/ nutricionista a possibilidade de seu uso, principalmente se o indivíduo estiver utilizando algum tipo de medicamento, pois pode provocar interação.

Quem tem problemas de irritabilidade-insônia, produção de suco gástrico excessiva, problemas cardiovasculares (arritmia cardíaca)  (gastrite e outras irritabilidades estomacais), doenças vasculares, também não é recomendado o uso, pois a cafeína pode potencializar alguns efeitos. 

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