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O que é Maltodextrina

O que é Maltodextrina?

Derivado do milho, arroz, batata ou trigo, ou seja, é um carboidrato que passa por altos processos até se transformar em um pó branco hidrossolúvel com sabor neutro ou saborizado artificialmente. Maltodextrina é relacionada ao xarope de milho , ambos passam por hidrólise, envolvendo a adição de água para auxiliar na quebra. Não sendo considerada um carboidrato complexo, por não conter quantidades significativas de fibras.

Maltodextrina: para que serve?

Geralmente ela vem a ser utilizada como um aditivo em determinados alimentos. É também um conservante que aumenta o tempo de vida dos alimentos. Alguns produtos dos quais é possível encontrar, são gelatinas, sucos em pó, pudding, molhos e alguns adoçantes. Além disso, a maltodextrina tem grande utilização no mercado cosmético, como um espessante.

Não se limitando somente a essas utilizações, a maltodextrina também é muito utilizada como fonte de carboidrato de rápida absorção por atletas e esportistas dentro da atividade física. A mesma fornece desta forma fonte de energia durante a atividade física ou reabastecimento dos estoques de glicogênio quando consumida no pós treino, por isso pode ser considerada como suplemento alimentar .

Maltodextrina: bom para quais objetivos?

  • icone de massa muscular

    Fonte rápida de energia

  • icone de emagrecimento e definição

    Aumento da recuperação

  • icone de aminoacidos

    Auxilia no emagrecimento

  • icone de janela anabólica

    Aumento na performance

 

Dessa forma, o esportista consegue manter uma boa performance em atividades de longa duração. Mas veja, não é necessário praticar esportes de endurance
para suplementar com a maltodextrina, como por exemplo quando você não se alimentou de forma adequada antes do treinamento, com fontes de carboidrato,
a maltodextrina vem a complementar fornecendo energia rapidamente antes do seu treino.
Ou seja, o suplemento será um complemento alimentar.

Veja um comparativo entre
Maltodextrina e Dextrose:

 Maltodextrina 1kg

Maltodextrina 1kg

Dextrose 1kg

Dextrose 1kg

Valor energético152kcal/638kJ142kcal/596kJ
Carboidratos38g37g
Gorduras totais0g0g
Sódio33mg0g
Porção40g40g
Rendimento25 porções25 porções
 Comprar Comprar
Maltodextrina engorda

Maltodextrina engorda?

Se você está em um programa de emagrecimento , é interessante utilizar outras fontes de carboidratos , a não ser que adeque a quantidade adequada e o momento de tomada. Se tomado errado, a mesma pode aumentar rapidamente açúcares no sangue e promover o ganho de peso.

Maltodextrina é um carboidrato complexo?

Não, ela é considerada um carboidrato de rápida absorção, diferente de outros como por exemplo a Palatinose e Waxy maize (amido de milho ceroso) .

Dextrose ou Maltodextrina?

Ambos são de rápida absorção, porém a maltodextrina ainda é um pouco mais lenta quando comparada a dextrose. Sendo a maltodextrina ideal a ser tomada durante o treino e a dextrose em momentos em que é preciso de rápida fonte de glicose.

Beneficios da Maltodextrina

Maltodextrina: Benefícios!

Exercícios

Como vimos acima, a maltodextrina é considerada um carboidrato de rápida digestão, geralmente a mesma também é incluída em drinks esportivos prontos ou como lanche rápido para atletas. Para quem busca ganho de peso, a maltodextrina pode ser uma boa fonte de calorias depois do treino ou durante o treino.

Dentro da atividade aeróbica de performance, maltodextrina não utiliza muita água na digestão, diferente de alguns carboidratos, e com isso se torna uma boa maneira de adquirir rápida energia sem ficar desidratado, mantendo bons níveis de performance.

Alimentos similares

Alimentos similares

 

  1. • Açúcar;
  2. • Açúcar de coco;
  3. • Agave;
  4. • Mel;
  5. • Xarope de bordô;
  6. • Suco de fruta concentrado;
  7. • Melaço de cana;
  8. • Xarope de milho;

 

Hipoglicemia Crônica

Algumas pessoas com hipoglicemia crônica utilizam maltodextrina como rápida fonte de glicose, sendo parte do tratamento. É utilizada por ser de rápida quebra, causando aumento de açúcar no sangue.

Como tomar Maltodextrina

Como tomar Maltodextrina?

É recomendado a utilização do produto como pré-treino, pós-treino ou intra-treino a maltodextrina. Pois é um carboidrato de alto índice glicêmico, absorvendo em rápidos minutos. Utilize uma porção ou a quantidade recomendada pelo seu nutricionista. Em casos de uso para tratamento de hipoglicemia, converse também com seu médico e/ou nutricionista, principalmente se faz uso de medicamentos.

Maltodextrina: efeitos colaterais

Por ser um carboidrato que aumenta rapidamente o açúcar no sangue (alto índice glicêmico), não é indicado caso você tenha diabetes ou resistência à insulina. Também não recomendamos caso você tenha predisposição a diabetes. Caso tenha problemas intestinais, o uso também deve ser controlado, pois o mesmo pode diminuir a quantidade de probióticos no sistema digestivo. No entanto, em doses pequenas a maltodextrina apresenta segurança. É interessante que seja calculado a quantidade total de carboidratos no dia, juntamente com a porção de maltodextrina.
Se for diabético e for recomendado o uso, é importante o cálculo total de carboidratos diários e o horário da ingestão para controle dos níveis de glicose.

Conclusão

Dentro de uma alimentação balanceada e com consumo adequado de fibras, a maltodextrina é um excelente aliado como fonte de carboidrato e energia rápida. Pode ser utilizada junto com outros suplementos como Whey Protein , Creatina , BCAA , Glutamina , entre outros.

Lembre-se de que seu consumo não é uma regra apenas para esportistas, o carboidrato deve ser utilizado quando sentir a necessidade de reposição rápida de glicose, como em exercícios de longa duração. É importante também verificar se você não possui sensibilidade a esse carboidrato, e certos cuidados devem ser tomados caso o indivíduo seja resistente a insulina e diabético, consulte sempre antes do uso um médico e nutricionista.

Se procura por fontes de carboidrato que sejam absorvidas de forma mais gradual, indicamos a batata doce em pó, palatinose ou waxy maize, como suplementos alimentares. Maltodextrina é recomendado para esportes de longa e curta duração, sendo ideal para energia rápida e reabastecimento de glicogênio, podendo então ser consumida antes, durante ou depois do treinamento, para rápida energia. As quantidades a serem ingeridas irão depender do peso do atleta e sua alimentação.

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