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O que é a Beta Alanina?

A Beta Alanina é um aminoácido não essencial e sua síntese endógena (dentro do nosso corpo) ocorre no fígado, sendo transportada para células musculares. Este aminoácido (junto com a histidina) é fundamental para a síntese e aumento das reservas musculares de carnosina, que possui um papel fisiológico importante no exercício/esporte. É possível consumir a Beta Alanina por meio de alimentos, principalmente em proteína animal como: peixe, frango e carne ou pela suplementação. 

Bela Alanina pra que serve?

A Beta Alanina auxilia na qualidade dos treinos de resistência/exaustão, melhorando o desempenho e mantendo o pH intramuscular adequado.

 

 

Veja agora o vídeo explicativo sobre a Beta Alanina

Nele explicamos mais sobre um dos suplementos mais requisitados para seus treinos.

Devo consumir a Beta Alanina?

O consumo de Beta Alanina tem aumentado nos últimos anos, É importante ressaltar que estes resultados serão mais visíveis em exercícios mais intensos de curta e média duração, com o uso diário e prolongado da suplementação. Busque sempre a recomendação de um médico e/ou nutricionista.  

Como tomar?

É fundamental destacar a importância de manter uma consistência no consumo, que neste caso, é mais importante do que o horário de ingestão. Portanto, deve-se tomar todos os dias, até 2 g/dia (fracionada ao dia) para aumentar as concentrações de carnosina muscular. Pode-se aproveitar a dose, ou uma das doses fracionadas, para consumir antes do treino para melhorar o desempenho, resistência e reduzir a fadiga, desde que seja ingerida diariamente, pois os efeitos são observados a longo prazo. 

Beta Alanina reduz a fadiga??

Quer saber mais? Corre no nosso blog, pois preparamos um conteúdo super completo sobre este item! 

Beta Alanina no pré-treino:

Diversos pré-treinos utilizam este aminoácido na composição, para potencializar o desempenho e reduzir a possibilidade de fadiga. Nesse sentido, a Beta Alanina pode ser consumida antes 30 minutos antes do treino. Várias modalidades podem se beneficiar com a suplementação: ciclismo, corrida, crossfit, musculação, lutas, futebol, etc. 

 

Faço musculação, devo tomar?

Praticantes de musculação podem se beneficiar com o consumo de Beta Alanina, mas vai depender do protocolo de treinamento (número de séries, carga, duração do exercício).

Faço musculação, devo tomar?

Existem muitas dúvidas sobre a ligação entre estes dois aminoácidos, então vamos abordar este assunto. Ambos são parecidos na recomendação de consumo, ou seja, deve-se manter a suplementação diária para obter os resultados a longo prazo.  Apesar disso, estes suplementos consumidos separadamente também irão apresentar resultados efetivos.

Dúvidas sobre: 

Beta Alanina para ciclistas:

A Beta Alanina beneficia exercícios de alta intensidade, melhorando o desempenho e a performance dos atletas. Além disso, pode reduzir a fadiga muscular. No caso de ciclistas, isso pode ser decisivo no desempenho em treinos e competições por reduzir e/ou evitar a acidose muscular. Existem estudos que evidenciaram os benefícios da suplementação com a Beta Alanina por aumentar os níveis de carnosina, que atua como tampão intramuscular contra a queda do pH intramuscular, que seria responsável por causar fadiga. Evitando a fadiga, é possível prolongar a duração do sprint que pode ser decisivo para uma vitória. Portanto, a suplementação pode potencializar o exercício e melhorar a recuperação entre um treino e outro.

O que é a sensação de formigamento?

A parestesia/formigamento é um efeito colateral da Beta Alanina e acomete alguns indivíduos que, geralmente, consomem doses altas. Existem alguns estudos explicando que a Beta Alanina pode ativar alguns genes ou receptores de proteínas específicos de um neurônio sensorial que atinge a pele, mas este formigamento não é prejudicial à saúde. Caso você tenha alguma doença e/ou faça o uso de medicamentos, é importante consultar seu médico e/ou nutricionista para obter mais informações e orientações sobre a possibilidade de uso e interação medicamentosa. 

Emagrece?

Não existem evidências exatas de que a Beta Alanina emagreça, este aminoácido está relacionado à melhoria no desempenho de atividade física.  

Possui efeitos colaterais?

A Beta Alanina é um suplemento seguro, para pessoas saudáveis, quando ingerido na dose recomendada. Esse aminoácido pode causar um efeito colateral chamado parestesia (formigamento) e/ou coceira, que são passageiros. Este efeito, geralmente, passa em cerca de 60-90 min após a ingestão e pode ser corrigido com o consumo de doses mais baixas e/ou fracionadas ao longo do dia. De qualquer modo, é importante consultar seu médico e/ou nutricionista para a indicação de uso e acompanhamento adequado. 

Beta Alanina Manipulada

Além das opções de Beta Alanina disponíveis no site da NewNutrition, você conta com a opçõe manipulada.

Beta Alanina 225g 75 doses.

Qual a diferença sobre manipular?

As fórmulas manipuladas atendem às suas necessidades, ou seja, feitas de forma individualizada para cada paciente com o objetivo de suprir as necessidades específicas.

Ambos podem auxiliar na sua saúde ou nos seus objetivos, inclusive o uso concomitante de medicamentos e suplementos, porém pode ser necessário uma avaliação profissional habilitado para montar o seu plano terapêutico e nutricional.

Todas as matérias-primas utilizadas na farmácia de manipulação NewNutrition são adquiridas de fornecedores qualificados e são analisadas pelo controle de qualidade interno. Nas farmácias de manipulação, as receitas são analisadas, conferidas e liberadas por um time de farmacêuticos e técnicos, conforme as boas práticas de manipulação preconizadas pela RDC 67/2007 da ANVISA.

 

Conheça agora a farmácia de manipulação NewNutrition

 

Conclusão:

Como vimos acima, a Beta Alanina é um aminoácido amplamente utilizado na nutrição esportiva, é uma das suplementações mais populares na busca pela melhoria do desempenho esportivo. Apesar do efeito colateral de formigamento em alguns consumidores, o consumo das doses recomendadas de Beta Alanina é seguro e existem estratégias, como fracionar a porção ao longo do dia, que podem atenuar o possível desconforto.  

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