Visualizar em:

Ordernar por:

O que é a Vitamina D?

O que é a Vitamina D?

Vitamina D é uma das vitaminas lipossolúveis, assim como a A,E e K. O que diferencia ser lipossolúvel e hidrossolúvel é que seu tempo estocado no organismo é muito maior. Há dois tipos de vitamina D, a 2 e a 3, logo iremos explicar melhor sobre as duas formas e qual é a melhor absorvida pelo organismo. 

É considerada um hormônio esteroide, pois é produzida do colesterol quando há exposição da pele aos raios solares. Por esse motivo, também é conhecida como vitamina do sol.

.

Pra que serve a Vitamina D?

vitamina D é bioquímicamente modificada em calcidiol, a forma da qual ela é estocada, seguido de uma conversão em calcitriol, logo sendo a forma esteroidal ativa. O calcitriol se liga ao receptor da vitamina D dentro da células, ligando ou desligando genes. É bem conhecido que essa vitamina atinge diversas células relacionadas a saúde óssea, por exemplo sinalizando as células no intestino para absorção de cálcio e fósforo. E não é somente isso, hoje em dia já foram descobertos diversos processos do qual a vitamina d está envolvida no organismo, incluindo sistema imunológico, ação antioxidante e performance. Portanto, indivíduos que possuem falta de vitamina d, também serão deficientes em calcitriol. 

.

 

Para que serve Vitamina D?

Fontes:

D3 (Colecalciferol): Encontrada em alguns alimentos de fonte animal, comopeixes mais gordurosos e gema do ovo. 

D2 (Ergocalciferol): Encontrado em alguns cogumelos. 

De maneira geral, conheça alguns alimentos ricos: 

  • Óleo de fígado de bacalhau 

  • Salmão

  • Atum

  • Fígado bovino

  • Ovo inteiro

  • Sardinha

Outrafonte muito importante, não alimentar é a luz solar.

 

Somente a alimentação supre necessidades dessa vitamina?

Obter quantidades suficientes de vitamina D de fontes alimentares sozinhas é um tanto difícil. Para muitas pessoas, consumir alimentos fortificados com vitamina D e ter exposição na luz solar é essencial para manutenção dos níveis da vitamina. Em alguns grupos, a suplementação dietética se tornam necessários para atingir as necessidades diárias de vitamina D.

Benefícios da Vitamina D

Raios Ultravioletas:

Alguns indivíduos possuem uma pequena deficiência na habilidade dermal de produzir Vitamina D a partir da exposição do sol, sendo assim, algumas pessoas possuem baixos níveis séricos, podendo ser a causa de uma possível deficiência em Vitamina D. 
Para aqueles que possuem dificuldades em obter esse nutriente através da exposição solar, a ingestão adequada de Vitamina D através de alimentos e/ou Vitamina D em Cápsulas irá providenciar quantidades ideais desse nutriente.

 

Temos dicas importantes sobre Vitamina D em nosso blog, dê uma olhada!

Benefícios?

Essa vitamina chamou atenção nos anos recentes, considerando todos os seus benefícios que a vitamina d está associada. Confira alguns dos benefícios, e que alguns casos, é necessário através da suplementação de Vitamina D.

Prevenção de osteoporose e outras fraturas em idosos. Força: A suplementação pode aumentar a performance de força na atividade física; Depressão e ansiedade: A suplementação com a vitamina d poderia reduzir levemente sintomas em pessoas com depressão clínica. Diabetes do tipo I: A suplementação diária da vitamina está associada com a redução do risco de diabetes tipo I.

Esses são apenas alguns. Baixos níveis desta vitamina foram associados a algumas doenças, no entanto, benefícios da suplementação ainda não estão totalmente claros. 
 

Pode Aumentar a Testosterona?

Segundos estudos, resultados sugerem que a suplementação em vitamina D pode aumentar os níveis de testosterona. 

 

Duvidas sobre Vitamina d

Usando a Vitamina D para combater a Acne:

Estudos mostraram que alto peso e percentual alto de gordura estão associados com baixos níveis da vitamina D. Diversas teorias especulam sobre a relação entre baixos níveis de vitamina D e obesidade, e alguns dizem que indivíduos obesos tendem a consumir menos alimentos ricos em vitamina D.

A outra teoria é a baixa exposição ao sol e podem não estar absorvendo a quantidade ideal de vitamina oriunda do sol. Certas enzimas são necessárias como vimos para conversão de vitamina D em sua forma ativa e em indivíduos obesos os níveis dessas enzimas podem ser diferentes, quando comparado a indivíduos não obesos. Um estudo de 2012 notou que os níveis da vitamina são ajustados conforme o tamanho corporal, com isso, podemos analisar de que as necessidades da vitamina dependem do tamanho corporal, os obesos necessitam de maiores quantidades quando comparado aos não obesos, isso poderia explicar o motivo de obesos estarem com deficiência. Se continuar a linha do raciocínio ligada ao peso x níveis da vitamina D, perder peso pode também pode estar associado a diminuição das necessidades da vitamina.  Um estudo encontrou que até mesmo pequenas perdas de peso tendem a aumentar os níveis sanguíneos da vitamina D. 

Mais estudos são necessários, no entanto, algumas evidências mostram que o aumento da vitamina D no sangue pode favorecer a perda de gordura. 

Usando a Vitamina D contra a depressão:

Pesquisadores mostraram que a vitamina D tem um papel importante na regulação do humor e evitar a depressão. Em um estudo, cientistas encontraram que indivíduos com depressão que receberam suplementos de vitamina D notaram uma melhora nos sintomas.

Outro estudo feito em indivíduos com fibromialgia, foi encontrado deficiência da vitamina D e aqueles que apresentavam ansiedade e depressão. 

Ha melhora no humor?

Visto no tópico anterior sobre seus benefícios aplicados a depressão, há uma razão da qual ela é responsável por tal efeito positivo. A vitamina pode aumentar os níveis de serotonina, um neurotransmissor que afeta desde o humor até o sono. Além disso, a serotonina também exerce importante papel no apetite e com níveis regulados pode auxiliar na saciedade.

Colaterais?

Há risco de intoxicação caso você ingira por longo período de tempo doses muito altas da vitamina. Outro fator a ser considerado é se você toma sol todos os dias, pois hoje em dia, a exposição a luz solar se tornou um pouco mais difícil e na maior parte do tempo estamos com protetor solar, o que no caso é recomendado(contra raios uvb).  Caso tenha dúvidas sobre seus níveis de vitamina D, solicite um exame pelo seu médico, assim poderá saber se está suficiente ou deficiente na vitamina. 
 

Como tomar Vitamina D

Conclusão

A suplementação pode ser feita 1x ao dia, junto com alguma refeição principal. 

9–50 Anos

600 UI

(15 mcg)

600 UI

(15 mcg)

600 UI

(15 mcg)

600 UI

(15 mcg)

51–70 Anos

600 UI

(15 mcg)

600 UI

(15 mcg)

 

 

>70 Anos

800 UI

(20 mcg)

800 UI

(20 mcg)

 

 

Lembre-se de que a dosagem a ser tomada deverá ser prescrita por um nutricionista de acordo com suas necessidades. Tabela responsavel pela FNB (Food and Nutrition Board) foi sugerido por alguns pesquisadores de vitamina D, que aproximadamente 5-30 minutos de exposição solar entre 10 da manhã e 15 horas da tarde, por pelo menos 2x na semana, no rosto, braços, pernas ou costas, sem o uso de protetor solar. Geralmente permitem a síntese de vitamina D suficiente. 

Aspectos Gerais

É importante que antes de começar a suplementação, procure um nutricionista e médico, para saber as dosagens corretas a serem ingeridas. Lembre-se de que a alimentação é um fator indispensável de qualquer rotina, por isso, se estiver sentindo necessidade na suplementação com vitamina D, verifique através de exames bioquímicos como estão os seus níveis, principalmente se você passa o dia em locais fechados e não toma sol. A suplementação como vista acima, apresenta diversos benefícios a serem listados, principalmente quando se supre a necessidade da vitamina. Ainda é necessário maiores pesquisas sobre o uso dessa vitamina em algumas doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares e entre outras. No entanto, o uso da vitamina D3 se mostrou positiva a saúde.

Veja mais suplementos alimentares no site.

  • :(Ops!Seu carrinho está vazio