Vitamina C para gripes e resfriados, realmente funciona?
O resfriado comum é a doença infecciosa mais frequente em humanos, e a pessoa média recebe uma várias vezes por ano. Curiosamente, a vitamina C tem sido frequentemente reivindicada como um tratamento eficaz.
Vitamina C tem algum efeito no resfriado comum?
De fato, uma deficiência de vitamina C enfraquece significativamente o sistema imunológico e aumenta o risco de infecções. Por esse motivo, obter vitamina C suficiente durante uma infecção é uma boa ideia. Uma análise de 29 estudos incluindo 11.306 participantes concluiu que a suplementação com 200 mg ou mais de vitamina C não reduz o risco de pegar um resfriado.
No entanto, os suplementos regulares de vitamina C tiveram vários benefícios, incluindo:
- Reduzida severidade fria : Eles reduziram os sintomas de um resfriado, tornando-o menos severo.
- Duração fria reduzida : Os suplementos diminuíram o tempo de recuperação em 8% em adultos e 14% em crianças, em média.
Uma dose suplementar de 1 a 2 gramas foi suficiente para encurtar a duração de um resfriado em 18% em crianças, em média.
A vitamina C parece ter efeitos ainda mais fortes em pessoas que estão sob estresse físico intenso. Em maratonistas e esquiadores, a vitamina C diminuiu pela metade a duração do resfriado comum.