Visualizar em:

Ordernar por:

Vitamina C

Para que serve, como tomar e todos os benefícios da Vitamina C.

O que é Vitamina C?

A Vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel que está naturalmente presente em alguns alimentos, adicionada a outros e disponível como suplemento dietético. Os seres humanos, ao contrário da maioria dos animais, são incapazes de sintetizar essa vitamina endogenamente (criada pelo próprio organismo), por isso é um componente essencial da dieta.

Para que serve a Vitamina C?

A Vitamina C é necessária para a biossíntese de colágeno, L-carnitina e certos neurotransmissores. A vitamina também está envolvida no metabolismo de proteínas. O colágeno é um componente essencial do tecido conjuntivo, que desempenha um papel vital na cicatrização de feridas. A vitamina C também é um importante antioxidante fisiológico e tem demonstrado regenerar outros antioxidantes dentro do corpo, incluindo alfa-tocoferol (vitamina E). Pesquisas em andamento estão examinando se a vitamina C, ao limitar os efeitos danosos dos radicais livres, através de sua atividade antioxidante, pode ajudar a prevenir ou retardar o desenvolvimento de certos cânceres, doenças cardiovasculares e outras doenças nas quais o estresse oxidativo desempenha um papel causal. Além de suas funções biossintéticas e antioxidantes, ela desempenha um papel importante na função imune e melhora a absorção de ferro.

Vitamina C benefícios

É uma vitamina essencial, o que significa que não pode ser produzida pelo organismo.

No entanto, tem muitos papéis em seu corpo e tem sido associado a benefícios de saúde impressionantes.

Bom para quais objetivos?

  1. Combate os fatores de risco de doença cardíaca;
  2. Efeito protetor na memória;
  3. Ajuda a reduzir o ácido úrico no sangue;
  4. Ajuda a prevenir deficiências de ferro;
  5. Combate a pressão arterial elevada;
  6. Auxilia no sistema respiratório;
  7. Aumenta a imunidade;
  8. Ação antioxidante;
  9. 3 Versões.

Veja agora o vídeo explicativo sobre a Vitamina C

Nele explicamos mais sobre um dos suplementos ideais para imunidade.

Alimentos Ricos em Vitamina C

Frutas ricas em Vitamina C:

> Cantalupo
> Goiaba
> Frutas cítricas e sucos, como laranja e grapefruit
> Kiwi
> Manga
> Mamão
> Abacaxi
> Morangos, framboesas, mirtilos e cranberries
> Melância

Legumes com as maiores fontes de vitamina C incluem:

> Brócolis
> Couve de Bruxelas
> Couve-flor
> Pimentão Verde e Vermelho
> Espinafre 
> Repolho
> Batata doce

Alguns cereais e outros alimentos e bebidas são enriquecidos com vitamina C. Fortificado significa que uma vitamina ou mineral foi adicionado à comida.

Veja em nosso blog os 50 alimentos super saudáveis.

Como devo saber se preciso de Vitamina C?

Sem a ajuda de um especialista fica difícil descobrir que há necessidade de aumentar a quantidade do nutriente com uma alimentação mais equilibrada ou alimentação. 

Alguns dos indicativos da falta de Vitamina C são: Os sintomas de alteração de humor, falta de apetite, ressecamento da pele e cabelo são os mais comuns. Você pode sempre solicitar exames sangiíneos de Vitamina C. Procure sempre a ajuda de um profissional da área.

Vitamina C para o rosto:

Nossa equipe recebe diariamente várias perguntas referente aos benefícios estéticos da Vitamina C, e não é à toa! Muitos Dermatologistas e Nutricionistas e também conteúdos que encontramos na internet demonstram as vantagens no consumo.

Como dito, ela tem um poder antioxidante que estimula a produção de colágeno e ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento precoce, reparando os danos causados ​​pelos radicais livres e pelo sol. Pode até ajudar a proteger contra danos futuros (embora não seja um substituto para o protetor solar ). O resultado: pele mais clara e firme, menos linhas  de expressão e rugas e um tom de pele mais uniforme.

Conheça nosso colágeno verisol, ideal para melhora da pele.

Como tomar a Vitamina C?

A deficiência aguda de vitamina C leva ao escorbuto, caracterizada por problemas de saúde  como hemorragias, alteração das gengivas e queda da resistência às infecções. Conseguir o suficiente desta vitamina é especialmente importante para manter um sistema imunológico saudável.

Também desempenha um papel importante na cicatrização de feridas, mantendo os ossos fortes e melhorando a função cerebral.

Efeitos colaterais de excesso de Vitamina C:

O uso acima do indicado pode causar diarréia, náusea, cólicas abdominais e outros distúrbios gastrointestinais, além de diminuir a biodisponibilidade de cobre e vitamina B12.

Colocamos uma tabela abaixo do consumo diário limite (Upper Limit - UL) recomendado por idade e sexo, dos níveis máximos de segurança de acordo com a Dietary Reference Intakes (DRIs), da Portaria n°40 de 13 de Janeiro de 1998. O uso da vitamina na gravidez e lactação, é recomendado uma consulta junto ao Médico ou Nutricionista para análise da necessidade da suplementação desta vitamina.

Idade

Homem

Mulher

Gravidez

Lactação

0 a 12 meses

Não é possível estabelecer *

Não é possível estabelecer *

 

 

1 a 3 anos

400 mg

400 mg

 

 

4 a 8 anos

650 mg

650 mg

 

 

9–13 anos

1,200 mg

1,200 mg

 

 

14 a 18 anos

1,800 mg

1,800 mg

1,800 mg

1,800 mg

Mais de 19 anos

2,000 mg

2,000 mg

2,000 mg

2,000 mg

* Fórmula e comida devem ser as únicas fontes para bebês.

Comprar Vitamina C 500mg.
Comprar Vitamina C 1000mg.

Vitamina C para gripes e resfriados, realmente funciona?

O resfriado comum é a doença infecciosa mais frequente em humanos, curiosamente, a vitamina C tem sido frequentemente reivindicada como um tratamento eficaz.

Vitamina C tem algum efeito no resfriado comum?

De fato, uma deficiência de vitamina C enfraquece significativamente o sistema imunológico e aumenta o risco de infecções. Por esse motivo, obter vitamina C suficiente durante uma infecção é uma boa ideia. Uma análise de 29 estudos incluindo 11.306 participantes concluiu que a suplementação com 200 mg ou mais de vitamina C não reduz o risco de pegar um resfriado.

No entanto, os suplementos regulares de vitamina C tiveram vários benefícios, incluindo:

  • Reduzida severidade fria : Eles reduziram os sintomas de um resfriado, tornando-o menos severo.
  • Duração fria reduzida : Os suplementos diminuíram o tempo de recuperação em 8% em adultos e 14% em crianças, em média. 

Uma dose suplementar de 1 a 2 gramas foi suficiente para encurtar a duração de um resfriado em 18% em crianças, em média.

A vitamina C parece ter efeitos ainda mais fortes em pessoas que estão sob estresse físico intenso. Em maratonistas e esquiadores, a vitamina C diminuiu pela metade a duração do resfriado comum.

Embora os suplementos de vitamina C não tenham efeito sobre o risco de pegar um resfriado, eles parecem reduzir sua gravidade e duração.

Resumo e Conclusão:

O uso adequado da suplementação pode trazer muitos benefícios a sua saúde, consulte sempre um Médico ou Nutricionista e viva melhor.

Gostou? Veja mais suplementos alimentares no site.

  • :(Ops!Seu carrinho está vazio