Vitamina C

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O que é Vitamina C

O que é Vitamina C?

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel que está naturalmente presente em alguns alimentos, adicionada a outros e disponível como suplemento dietético. Os seres humanos, ao contrário da maioria dos animais, são incapazes de sintetizar essa vitamina endogenamente (criada pelo próprio organismo), por isso é um componente essencial da dieta.

Vitamina C: para que serve?

A vitamina C é necessária para a biossíntese de Colágeno, L-carnitina e certos neurotransmissores. A vitamina também está envolvida no metabolismo de proteínas. O colágeno é um componente essencial do tecido conjuntivo, que desempenha um papel vital na cicatrização de feridas. A vitamina C também é um importante antioxidante fisiológico e tem demonstrado regenerar outros antioxidantes dentro do corpo, incluindo alfa-tocoferol (Vitamina E).

Pesquisas em andamento estão examinando se a vitamina C, ao limitar os efeitos danosos dos radicais livres, através de sua atividade antioxidante, pode ajudar a prevenir ou retardar o desenvolvimento de certos cânceres, doenças cardiovasculares e outras doenças nas quais o estresse oxidativo desempenha um papel causal. Além de suas funções biossintéticas e antioxidantes, ela desempenha um papel importante na função imune e melhora a absorção de ferro.

Vitamina C: bom para quais objetivos?

  • icone de massa muscular

    Antioxidante

  • icone de emagrecimento e definição

    Auxilia na imunidade

  • icone de aminoacidos

    Prevenção de doenças

  • icone de janela anabólica

    Melhora na absorção de ferro

Veja um comparativo entre a
Vitamina C Cápsulas, Tablete e o Camu-Camu

Veja 3 suplementos alimentares ricos em Vitamina C, sendo um em cápsulas outro em tablete mastigável e
por último mas não menos importante em pó para preparo de bebidas.

Vitamina C 1000mg

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Vitamina C 120 tabletes

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Camu Camu 180g

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Valor energético 0kcal/0kJ 0kcal/0kJ 22kcal/94kJ
Carboidratos 0g 0g 5,4g
Vitamina C 1000mg 45mg 45mg
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Benefícios da Vitamina C para sua Saúde

Benefícios da Vitamina C para sua Saúde

É uma vitamina essencial, o que significa que não pode ser produzida pelo organismo. No entanto, tem muitos papéis em seu corpo e tem sido associado a benefícios de saúde impressionantes.

  • 1. Ação antioxidante forte que pode reduzir o risco de doenças crônicas;
  • 2. Pode ajudar a combater a pressão arterial elevada;
  • 3. Combate os fatores de risco de doença cardíaca, potencialmente reduzindo o risco de doença cardíaca;
  • 4. Pode ajudar a reduzir o ácido úrico no sangue;
  • 5. Ajuda a prevenir deficiências de ferro;
  • 6. Aumenta a imunidade ao ajudar as células brancas do sangue a funcionar melhor;
  • 7. Efeito protetor no pensamento e na memória.
Alimentos Ricos em Vitamina C

Alimentos Ricos em Vitamina C

Veja agora alimentos que contém vitamina c

Frutas ricas em Vitamina C:

  • • Cantalupo
  • • Frutas cítricas e sucos, como laranja e grapefruit
  • • Kiwis
  • • Manga
  • • Mamão
  • • Abacaxi
  • • Morangos, framboesas, mirtilos e cranberries
  • • Melância
Legumes com as maiores fontes de vitamina C incluem

Legumes com as maiores fontes de vitamina C incluem:

  • • Brócolis
  • • Couve de Bruxelas
  • • Couve-flor
  • • Pimentão Verde e Vermelho
  • • Espinafre
  • • Repolho
  • • Nabo e outras verduras
  • • Batatas doces e brancas
  • • Tomate e suco de tomate

Alguns cereais e outros alimentos e bebidas são enriquecidos com vitamina C. Fortificado significa que uma vitamina ou mineral foi adicionado à comida. Verifique os rótulos dos produtos para ver o quanto de vitamina C está no produto.

Vitamina C para o rosto

Vitamina C para o rosto

Nossa equipe recebe diariamente várias perguntas referente aos benefícios estéticos da Vitamina C, e não é à toa! Muitos Dermatologistas e Nutricionistas e também conteúdos que encontramos na internet demonstram as vantagens no consumo.

Como dito, ela tem um poder antioxidante que estimula a produção de colágeno e ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento precoce, reparando os danos causados ​​pelos radicais livres e pelo sol. Pode até ajudar a proteger contra danos futuros (embora não seja um substituto para o protetor solar ). O resultado: pele mais clara e firme, menos linhas de expressão e rugas e um tom de pele mais uniforme.

Veja o nosso colágeno Hidrolisado com Vitaminas.

Como tomar Vitamina C

Como tomar Vitamina C

A deficiência aguda de vitamina C leva ao escorbuto, caracterizada por problemas de saúde como hemorragias, alteração das gengivas e queda da resistência às infecções.

Conseguir o suficiente desta vitamina é especialmente importante para manter um sistema imunológico saudável.

Também desempenha um papel importante na cicatrização de feridas, mantendo os ossos fortes e melhorando a função cerebral.

Efeitos colaterais do excesso de Vitamina C

Efeitos colaterais do excesso de Vitamina C

O uso acima do indicado pode causar diarréia, náusea, cólicas abdominais e outros distúrbios gastrointestinais.

Colocamos uma tabela de consumo diário por idade, sexo e também o uso da vitamina na gravidez e lactação, é recomendada uma consulta junto ao Médico ou Nutricionista para análise da necessidade da suplementação desta vitamina.

Vitamina C para Gripes e Resfriados realmente funciona?

O resfriado comum é a doença infecciosa mais frequente em humanos, e a pessoa média recebe uma várias vezes por ano. Curiosamente, a vitamina C tem sido frequentemente reivindicada como um tratamento eficaz.

A vitamina C tem algum efeito no resfriado comum

A vitamina C tem algum efeito no resfriado comum?

De fato, uma deficiência de vitamina C enfraquece significativamente o sistema imunológico e aumenta o risco de infecções. Por esse motivo, obter vitamina C suficiente durante uma infecção é uma boa ideia.

Uma análise de 29 estudos incluindo 11.306 participantes concluiu que a suplementação com 200 mg ou mais de vitamina C não reduz o risco de pegar um resfriado.

No entanto, os suplementos regulares de vitamina C tiveram vários benefícios, incluindo:

  • • Reduzida severidade fria : Eles reduziram os sintomas de um resfriado, tornando-o menos severo.
  • • Duração fria reduzida : Os suplementos diminuíram o tempo de recuperação em 8% em adultos e 14% em crianças, em média.

Uma dose suplementar de 1 a 2 gramas foi suficiente para encurtar a duração de um resfriado em 18% em crianças, em média.

A vitamina C parece ter efeitos ainda mais fortes em pessoas que estão sob estresse físico intenso. Em maratonistas e esquiadores, a vitamina C diminuiu pela metade a duração do resfriado comum.

Resumo e Conclusão

Embora os suplementos de vitamina C não tenham efeito sobre o risco de pegar um resfriado, eles parecem reduzir sua gravidade e duração.

O uso adequado pode trazer muitos benefícios a sua saúde, consulte um Médico ou Nutricionista e viva melhor.

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Referências:
https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminC-HealthProfessional/ https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-c-benefits#section2 https://medlineplus.gov/ency/article/002404.htm https://www.health.com/beauty/vitamin-c-serum