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O que é Fibra

O que são Fibras?

As fibras são consideradas um tipo de carboidrato que o corpo não consegue digerir. Pelo fato de que os carboidratos são quebrados em moléculas de açúcar, as fibras ao contrário, não se quebram em moléculas energéticas, passando diretamente pelo organismo intactas. As mesmas são responsáveis por controlar a glicemia e também os níveis de índice glicêmico dos alimentos. É possível encontrar algumas categorias importantes sobre as fibras, chamadas de soluveis e insoluveis. 

Qual sua importância?

As fibras dietéticas auxiliam a manter sua microbiota intestinal saudável e também são importantes e ajudam a prevenir doenças como diabetes, cardíacas e intestinais.  As fibras chegam no intestino e são fermentadas por bactérias, resultando em bioprodutos da fermentação (dióxido de carbono, metano, hidrogênio e ácidos graxos de cadeia curta. 

Com a formação dos gases pela fermentação, pode causar naturalmente um inchaço, mas com o decorrer, o organismo se adapta e a produção de gases tende a diminuir. As fibras solúveis são consideradas um grande suporte aos probióticos, assim chamadas as bactérias localizadas em nosso intestino grosso, consideradas essenciais para saúde digestiva. 
 

Fibras Alimentares

Fibras e o Emagrecimento:

Sim, as fibras consumidas ao longo do dia são muito importantes também no papel do emagrecimento, isso pelo fato de auxiliarem na saciedade e também a diminuir o índice glicêmico dos alimentos. Ou seja, desta forma o alimento consegue ser absorvido mais lentamente e irá promover maior saciedade por muito mais tempo, evitando que você ataque a geladeira sem necessidade. 

Tipos de fibras alimentares:

Fibra Solúvel: As mesmas são consideradas solúveis em água, podem ajudar na diminuição dos níveis de glicose, assim como os níveis de colesterol. Os alimentos considerados solúveis incluem aveia, castanhas, feijão, lentilha, maçã e mirtilos.

Fibra Insolúvel: Ao contrário das solúveis, elas não se dissolvem na água e podem auxiliar os alimentos a passarem pelo sistema digestivo, promovendo regularidade e prevenção de constipação intestinal. Alimentos com fibras insolúveis incluem farelo de trigo, pão integral, grãos, arroz integral, batata doce, cenouras, pepinos e tomates. 

Lista de alimentos ricos em fibras:

Leguminosas: Feijão, lentilha, soja e grão de bico 
Farelos e farinhas integrais: Arroz, cevada, aveia, trigo e milho 
Pães: Farinha integral, milho e centeio. 
Vegetais: Agrião, abóbora, aspargos, beterraba, brócolis, acelga e couve e entre outros. 
Frutas: Abacaxi, ameixa, banana, caju, cereja, damasco, figo, goiaba, kiwi, mamão, tangerina, frutas com casca, melão, morango. 

Benefícios
 

Referência:

  1. Fung TT, Hu FB, Pereira MA, et al. Whole-grain intake and the risk of type 2 diabetes: a prospective study in men. Am J Clin Nutr. 2002;76:535-40.

  2. SCF can be used as a functional ingredient to formulate foods with health benefits.

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