O perfil de transição nutricional no Brasil caracteriza-se pelas mudanças na qualidade e quantidade da dieta ao longo das últimas décadas, e pode ser consequência da transição demográfica (urbanização) e do aumento do consumo de alimentos não saudáveis.

Junto a este perfil, o estilo de vida (sedentarismo, tabagismo, sono insuficiente, consumo de álcool) e fatores socioeconômicos também repercutiram na saúde da população.

Concomitantemente, houve um aumento expressivo no sobrepeso, obesidade e déficits nutricionais. Inclusive, é possível que um indivíduo com sobrepeso, ou obesidade, também apresente o quadro de deficiência de nutrientes.

Neste perfil, o Brasil é um dos países de maior prevalência em carências nutricionais. A tendência mundial é o aumento de casos de obesidade e excesso de peso, e no Brasil não é diferente.

Este fato é decorrente da alimentação inadequada e aos baixos níveis de atividade física. Diante disso, as pessoas envolvidas neste processo e que querem reverter a situação, isto é, emagrecer e ter hábitos mais saudáveis, necessitam buscar ferramentas adequadas e auxílio especializado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é fator de risco para diversas doenças crônicas. Sendo assim, manter um peso adequado vai muito além da estética.

Investir em uma alimentação saudável é fundamental para suprir a demanda de macronutrientes e micronutrientes na reeducação alimentar e/ou alteração da composição corporal.

Para cada objetivo nutricional, é necessário que ocorra uma consistência e frequência na dieta saudável. A rotina do dia a dia pode atrapalhar a manutenção do planejamento alimentar, gerando consequências na saúde e bem-estar.

Nesse sentido, pode ser difícil atingir a recomendação de certos nutrientes, como aminoácidos, vitaminas e minerais que são importantes na manutenção da saúde e, consequentemente, do peso corporal adequado.

 

O que é o Lipo Fit NewNutrition? Para que serve?

O Lipo Fit da NewNutrition é um suplemento alimentar composto por tartarato de L-carnitina, niacinamida (vitamina B3) e picolinato de cromo, que pode auxiliar o bom funcionamento do corpo.

A L-carnitina é um nutriente, derivado de aminoácidos, que pode ser consumido por meio de alimentos ou suplementos.

A produção endógena é realizada a partir da lisina e da metionina, especialmente pelo fígado e rins e auxilia na expressão de enzimas relacionadas ao transporte de ácidos graxos de cadeia longa do citoplasma para a mitocôndria, atuando no metabolismo energético.

Estudos já sugeriram os efeitos positivos da L-cartinina em exercícios de alta intensidade, auxiliando o desempenho e resistência.

Uma das justificativas é a oxidação de ácidos graxos que pode melhorar o otimizar consumo de oxigênio.

A niacinamida é uma das formas da Niacina (Vitamina B3). É uma vitamina solúvel e uma das mais importantes do complexo de vitaminas B, sendo fundamental para a

homeostase celular. Adicionalmente, possui relevância no metabolismo energético (produção de ATP), respiração mitocondrial e, consequentemente, ciclo de Krebs.

O picolinato de cromo é o um mineral quelato, composto pelo mineral cromo ligado a três moléculas de ácido picolínico. O cromo está associado ao metabolismo dos macronutrientes.

Na dieta, podemos citar alguns alimentos fontes deste mineral: carnes (como frango e fígado), ovos, ostras, grãos integrais, germe-de-trigo, queijo, pimentão verde, banana, espinafre e pimenta-do-reino.

Evidências já sugeriram o efeito positivo do picolinato de cromo na composição corporal por facilitar a ação da insulina, melhorando absorção de glicose e aminoácidos.

Quando a produção endógena de insulina é insuficiente (diabetes), não ocorre a sinalização da transferência do açúcar do sangue (glicose) para o interior das células, que seria utilizado como energia.

 

O 3 Principais Benefícios do Lipo Fit NewNutrition:

  1. Fonte de niacina, cromo e carnitina;
  2. A niacina auxilia no metabolismo energético;
  3. A niacina e o cromo auxiliam no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.

 

Como tomar o Lipo Fit NewNutrition?

Ingerir 2 cápsulas ao dia, em qualquer horário. Busque sempre a avaliação, orientação e acompanhamento de um médico e nutricionista.

 

Rerefências:

Batista Filho, Malaquias e Rissin, AneteA transição nutricional no Brasil: tendências regionais e temporais. Cadernos de Saúde Pública. 2003; 19, (1): S181-S191. DOI: 10.1590/S0102-311X2003000700019.

Dahash BA, Sankararaman S. Carnitine Deficiency. 2021. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls

Doroftei B, Ilie OD, Cojocariu RO, Ciobica A, Maftei R, Grab D, Anton E, McKenna J, Dhunna N, Simionescu G. Minireview Exploring the Biological Cycle of Vitamin B3 and Its Influence on Oxidative Stress: Further Molecular and Clinical Aspects. Molecules. 2020;25(15):3323. DOI: 10.3390/molecules25153323.

Fielding R, Riede L, Lugo JP, Bellamine A. l-Carnitine Supplementation in Recovery after Exercise. Nutrients. 2018;10(3):349. DOI: 10.3390/nu10030349.

Makarov MV, Trammell SAJ, Migaud ME. The chemistry of the vitamin B3 metabolome. Biochem Soc Trans. 2019;47(1):131-147. DOI: 10.1042/BST20180420.

Mielgo-Ayuso J, Pietrantonio L, Viribay A, Calleja-González J, González-Bernal J, Fernández-Lázaro D. Effect of Acute and Chronic Oral l-Carnitine Supplementation on

Exercise Performance Based on the Exercise Intensity: A Systematic Review. Nutrients. 2021;13(12):4359. DOI: 10.3390/nu13124359.

Willoughby D, Hewlings S, Kalman D. Body Composition Changes in Weight Loss: Strategies and Supplementation for Maintaining Lean Body Mass, a Brief Review. Nutrients. 2018;10(12):1876. doi: 10.3390/nu10121876.

World Health Organization. Obesity and overweight. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/obesity-and-overweight

Souza EB. Transição nutricional no Brasil: análise dos principais fatores. Cadernos UniFOA. 2010;13: 43-53.

  • :(Ops!Seu carrinho está vazio