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    Whey Protein

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    O que é Whey Protein

    O que é Whey Protein?

    Vamos entender o que é o whey protein? Whey Protein é a proteína do soro do leite bovino, extraída durante o processo de transformação do leite em queijo e, por isso, a substância contém importantes propriedades benéficas à saúde de atletas e praticantes de atividades físicas.

    Para que serve o Whey Protein?

    A principal finalidade do Whey Protein é complementar as necessidades diárias de proteínas que o organismo humano precisa. Outra função importante do suplemento é fornecer aminoácidos essenciais para o corpo, o que auxilia o processo de hipertrofia.

    Whey Protein é indicado para quais objetivos?

    • hipertrofia

      Hipertrofia

    • emagrecimento

      Emagrecimento

    • Alto valor biológico

      Alto valor biológico

    • recuperação muscular

      Recuperação muscular

    Benefícios do Whey Protein

    Após descobrir como tomar o whey protein, resta desfrutar dos benefícios que este suplemento concede.

    Além das funções citadas no conteúdo acima, a substância é um poderoso antioxidante, anti humor, ajuda no combate

    de vírus e bactérias,bem como na aumento dos níveis de concentração do HDL (colesterol bom).

    De acordo com estudos da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, o suplemento se mostrou eficaz na prevenção da diabetes tipo 2

    e reduziu o risco de doenças cardíacas, principalmente aquelas que surgem em função da pressão arterial.

    Aumento da massa muscular.

    Massa muscular

    Melhora da recuperação muscular.

    Recuperação muscular

    Melhora da saúde óssea.

    Saúde

    Gera saciedade e ajuda no emagrecimento.

    Emagrecimento

    Alto valor biológico.

    Qualidade

    Rápida fonte de aminoácidos.

    Aminoacidos

    Melhora do sistema imunológico.

    bem estar

    Manutenção da massa magra.

    hipertrofia

    Veja um comparativo entre Whey Protein Concentrado,
    Isolado e Hidrolisado:

    Whey protein concentrado

    Whey Protein Concentrado

    Whey protein isolado

    Whey Protein Isolado

    Whey protein hidrolisado

    Whey Protein Hidrolisado

    Valor energético 116Kcal/487Kj 110Kcal/461Kj 120Kcal/504kJ
    Proteínas 24g 27g 28g
    Carboidratos 1,8g 0,60g 1,5g
    Gorduras totais 1,4g 0g 0g
    Gorduras saturadas 0,7g 0g 0g
    Gorduras trans 0g 0g 0g
    Sódio 64mg 60mg 164mg
    Comprar Comprar Comprar
    Diferença entre whey concentrado, isolado e hidrolisado

    Entenda a diferença entre
    Whey concentrado, Isolado e Hidrolisado

    Muitas confusões surgem quando existe a dúvida sobre qual Whey Protein escolher.

    Nós, da NewNutrition, vamos exemplificar e clarear todas as suas dúvidas de maneira rápida e fácil.

    Whey Protein Concentrado

    As primeiras fases de Whey Protein eram compostas de 30-40% de proteínas, além de conterem grandes quantidades de lactose, gordura, proteínas desnaturadas e um sabor não tão agradável. Esse era o verdadeiro concentrado, e seu uso já era bem amplo vindo a ser utilizado pela indústria alimentícia.

    Hoje em dia, com um grande avanço, o Whey Protein Concentrado possui em torno de 70-80% de proteínas de alto valor biológico, além de terem menor quantidade de lactose, gordura e sem duvidas um sabor extremamente agradável. Muitos dizem que o Whey Protein concentrado é inferior ao isolado e hidrolisado, mas isso não é verdade. De uma forma geral, pensam que o produto possui alta quantidade de carboidrato, gordura e menor quantidade de proteína quando comparado ao isolado. Portanto, não é correto dizer que o isolado ou hidrolisado é superior ao concentrado, tudo depende dos objetivos e necessidades do individuo.

    Whey Protein Isolado

    Etapa logo após um rígido processo de filtragem, onde boa parte de gorduras e lactose são eliminados. Sendo assim, o produto contém até 90% de proteína por dose. A vantagem quando comparado ao Whey Protein concentrado é pelo fato de ser um produto livre de lactose. Sendo assim, recomendado para indivíduos que sofrem de intolerância e/ou alergias. 

    Whey Protein Hidrolisado 

    Nesta fase, o Whey Protein passa por um processo chamado de hidrolise. De forma simplificada, a proteína se torna mais ‘’quebrada’’ sendo assim metabolizada com maior facilidade. No entanto, é uma proteína com um custo um pouco maior quando comparada ao Whey Protein concentrado, isso devido aos processos dos quais citamos acima. O Whey Protein hidrolisado também é recomendado para alérgicos à lactose e aqueles que sofrem com problemas gástricos, pois é uma proteína de rápida absorção. 

    Whey Feminino

    Existe Whey Protein Feminino?

    Sim, existe uma proteína criada para atender a saúde e as necessidades femininas, é o Ladies Protein que é um blend proteíco composto por: Whey isolado, Proteína isolada da soja e colágeno hidrolisado. Este produto é rico nas principais vitaminas e minerais que toda mulher precisa.

    Os principais benefícios são o ganho de massa muscular e definição, auxilio no emagrecimento, melhora na recuperação muscular e articulações.

    Como tomar Whey Protein

    Como tomar Whey Protein?

    O whey protein pode ser consumido a qualquer momento do dia, principalmente no pós-treino que é o momento que nosso corpo mais necessita de proteína.

    Por outro lado, quando tomado antes da realização de qualquer atividade física, o suplemento melhora o desempenho em exercícios de força.

    Normalmente o consumo é feito com água gelada, agitado em uma coqueteleira, mas também pode ser consumido em receitas.

    A porção sugerida é de 30g para a obtenção de cerca de 24 a 28g de proteína dependendo da concentração do whey. Essa quantidade pode ser dividida em 2 porções pré e pós treino ou entre as refeições, para obter uma melhor absorção.

    Melhores horários para consumo

    Whey Protein no pré-treino pode auxiliar na diminuição do catabolismo durante o treino, isso por que o músculo recebe uma boa dose de aminoácidos como o BCAA (leucina, valina, isoleucina) que protege a massa muscular e melhora a síntese de proteínas. O ideal é tomar de 15 a 20g junto com frutas e aveia.

    Whey Protein no pós-treino é o momento que nossos músculos estão mais sensiveis a qualquer nutriente, com isso o consumo de uma proteína de boa qualidade

    vai gerar melhora na síntese proteica gerando anabolismo. 

    O Whey Protein pode ser utilizado como suplemento para substituir refeições é uma boa opção naqueles momentos que você não pode fazer uma alimentação sólida, principalmente pela praticidade!

    O consumo pode ser feito com aveia e banana, ou Batata doce em pó.

    Marília Ferreira campeã brasileira de CrossFit na categoria master, consome os produtos da NewNutrition.

    Proteína que usa na dieta: Whey Protein Hidrolisado

    Quanto tomar de Whey Protein

    Quanto tomar de Whey Protein?

    Para saber quanto tomar de whey protein, é necessário ter como base o seu objetivo e seu peso corporal!

    Com o objetivo hipertrofia (Aumento da massa muscular) existe indicações de  consumo de 0,8g de proteína por kg corporal

    Exemplo: Pessoa com 70kg de peso
    70 x 0,8 = 56g de proteínas

    Mas existem estudos que apontam também que para obter hipertrofia é necessário o consumo de 2g por kg corporal, já outros estudos apontam que o consumo de mais de 1,8g de proteína por kg corporal é desperdício.

    Com isso o ideal é respeitar a sua individualidade, objetivo e rotina! Busque a indicação de um Nutricionista para encontrar a quantidade certa.

    Como adicionar o Whey Protein na dieta

    Como adicionar o Whey Protein na dieta?

    Assim como qualquer suplemento alimentar, o consumo do Whey Protein deve ser feito para suprir as necessidades que o seu corpo precisa, bem como naqueles momentos que não é possível realizar refeições sólidas.

    Por melhor que seja a dieta, dificilmente conseguimos atingir a quantidade ideal de proteínas por dia, principalmente em objetivos como ganho de massa muscular. Com o apoio do Whey Protein entre as refeições ou em momentos como o desjejum - e até antes de dormir - pode ajudar muito a dieta.

    Veja algumas receitas em nosso blog: Brigadeiro de Whey

    Quais produtos tomar junto ao Whey Protein

    Quais produtos tomar junto ao Whey Protein?

    O produto mais conhecido no mundo fitness vai além de misturar com água. Na verdade, o Whey Protein pode complementar suas receitas e até combinar com outros suplementos, facilitando alcance aos seus objetivos.
    Quando associado à carboidratos de rápida absorção (Maltodextrina) ou lenta absorção (Waxy Maize ou Palatinose), o Whey Protein funciona
    complementando sua alimentação.
    A adição de frutas também é bem-vinda. Com essa combinação você terá melhora da força e da disposição durante sua atividade física. Lembrando que, estas opções substituem parcialmente uma de suas refeições.

    Certo! Mas, Whey Protein não é tomado sempre no pós-treino?

    Não, Whey Protein sendo uma proteína, pode ser tomado a qualquer momento do dia, incluindo o produto junto a refeições, caso venha a ser necessário. Quando você precisa fazer uma boa refeição, mas não tem tempo, a proteína vem a completar, podendo ela ser utilizada junto a castanhas, pasta de amendoim, aveia, carboidratos em pó, frutas, entre outros.  Caso você faça exercícios de longa duração e não consegue fazer uma refeição sólida logo no seu pós-treino, Whey Protein pode ser tomado junto a outros suplementos, tais como; Creatina, BCAA, leucina por exemplo.

     

    História do Whey Protein

    Curiosidades sobre o Whey Protein: conheça a história do suplemento favorito entre os atletas

    420 A.C Na Grécia, Hipócrates - o pai da medicina - já prescrevia a proteína do soro do leite (Whey Protein) aos seus pacientes e defendia que o consumo melhorava a saúde;

    1650 D.C O soro do leite era consumido em forma líquida, como se fosse um tônico para saúde em vários países da Europa;

    1915 Engenheiros criam a versão do soro do leite em pó, a qual tem melhor digestão por humanos;

    1930 Pesquisadores da Universidade de Rutgers, descobriram que o Whey Protein tem um alto valor mineral e seria um tratamento funcional para raquitismo e a tuberculose;

    1960 Descobriram um filtro que tira a lactose do Whey, deixando-o mais puro e de mais fácil digestão;

    1980 Um processo melhorado de filtração, chamado microfiltração, é desenvolvido, produzindo soro sem gordura e produtos com mais de 80% de proteínas;

    1993 Foi lançado o primeiro Whey Protein instantâneo e com sabores e aromas, e até hoje, é o suplemento mais consumido e indicado na área esportiva;

    Por conta do peso molecular do whey ser leve, ele possuí rápida absorção! Fonte de aminoácidos essenciais, possui alta concentração de BCAA e Glutamina, além de outros aminoáciodos importantes como: triptofano, arginina, lisina e vários outros.

    Artigos científicos

    Artigos científicos

    Nova pesquisa sugere que apenas 1 proteína em particular, Whey Protein, é a mais efetiva para idosos que lutam para repor massa muscular perdida, devido a falta de atividade física associada a doenças ou longa estadia no hospital.

    "A randomized controlled trial of the impact of protein supplementation on leg lean mass and integrated muscle protein synthesis during inactivity and energy restriction in older persons"

    "Sara Y Oikawa Chris McGlory Lisa K D'Souza Adrienne K Morgan Nelson I SaddlerSteven K Baker Gianni Parise Stuart M Phillips"

    Nova maneira de controlar a diabetes

    Os pesquisadores encontraram que níveis de glicose foram reduzidos em até 28% depois de uma pré-carga em 180 minutos depois do período de refeição, com uma redução uniforme durante fases anteriores e posteriores. Baseado nestes achados, os autores estão considerando um teste clínico trial de longo termo, os benefícios do consumo de Whey Protein para diabéticos.

    "Incretin, insulinotropic and glucose-lowering effects of whey protein pre-load in type 2 diabetes: a randomised clinical trial"

    "Daniela Jakubowicz Oren Froy Bo Ahrén Mona Boaz Zohar Landau Yosefa Bar-Dayan Tali Ganz Maayan Barnea Julio Wainstein"

    Whey protein também possui benefícios na inflamação

    Whey protein também possui benefícios na inflamação

    A conclusão do estudo foi:
    Nós concluímos que há uma significante relação entre a dosagem da suplementação e a mudança nos níveis de linfócitos GSH(glutationa). O aumento na GSH foi linear com a quantidade de whey protein ingerido. A suplementação de Whey protein pressurizado de 45/dia por 2 semanas pode aumentar linfócitos GSH por 24%

    "An open-label dose-response study of lymphocyte glutathione levels in healthy men and women receiving pressurized whey protein isolate supplements."

    Utilizar Whey Protein em refeições pequenas (lanches) ajuda a diminuir o apetite e evita que você se alimente com besteiras.

    "Protein, weight management, and satiety.
    Paddon-Jones D1, Westman E, Mattes RD, Wolfe RR, Astrup A, Westerterp-Plantenga M."

    Uma alimentação com maior teor de proteínas e menos carboidratos, é mais benéfica para o metabolismo, estudo sugere.

    "Postprandial thermogenesis is increased 100% on a high-protein, low-fat diet versus a high-carbohydrate, low-fat diet in healthy, young women".
    "Johnston CS1, Day CS, Swan PD."

    Há colaterais

    Há colaterais?

    Utilizar muita proteína é desnecessário, seu corpo não irá conseguir absorver. Por isso, mantenha a quantidade ideal a seu peso.

    O consumo excessivo de Whey protein pode causar problemas digestivos, inchaços, flatulências e diarreia. Se você apresenta condições clínicas, como problemas renais ou no fígado, é necessário verificar com seu médico antes de consumir o produto.

    Conclusão

    Veja, Whey Protein é um suplemento bem prático e que não possui limitações. Escolha o melhor horário a ser tomado, cada indivíduo possui suas necessidades nutricionais diárias, os demais suplementos acima citados são exemplos de um pós-treino, porém depende de cada esporte. O ideal é verificar com seu nutricionista qual melhor suplemento a ser combinado e melhor horário a ser tomado.

    1. • Whey protein possui alto valor nutricional e é um das melhores fontes de proteína. É rapidamente digerida e absorvida, quando comparado a outras proteínas;
    2. • Whey protein é excelente para quem busca ganho de massa muscular, quando conciliada a treinos de força;
    3. • Whey protein é efetivo no controle de glicose sanguínea, podendo ser útil para diabéticos do tipo II;
    4. • Whey protein promove saciedade;
    5. • Uma alimentação equilibrada e com maior fonte de proteína, e de boa qualidade, auxilia no metabolismo;
    6. • Whey protein pode ser benéfico para idosos.

    Mantenha sempre um bom hábito alimentar é um programa de atividade física. Caso tenha dúvidas sobre alimentação, é importante que procure um nutricionista, e para dúvidas na atividade física procure um educador físico.

    Todos os direitos reservados NewNutrition.

    Quais são os sabores do Whey Protein ?

    Whey sabor chocolate
    Whey sabor morango
    Whey sabor baunilha
    Whey torta de limão
    Whey sabor capuccino
    Whey sabor cookies