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Glutamina 300g

SKU: Glutamina

O que é Glutamina?

A glutamina é um aminoácido classificada como um aminoácido não essencial, ou  seja, pode ser sintetizada pelo organismo de acordo com a necessidade. Esta classificação está sendo questionada, pois em situações consideradas críticas como cirurgias, sepse, traumas e prática de exercícios intensos e prolongados, a síntese de glutamina não supre a demanda exigida pelo organismo.

A glutamina é o aminoácido livre mais abundante no plasma e no tecido muscular, porém também é encontrada em outros diversos tecidos corporais. Células do sistema imune, dos rins e intestino são consideradas consumidores de glutamina, já os músculos esqueléticos, os pulmões e o fígado são considerados sintetizadores de glutamina. Dentre os tecidos citados o principal pela síntese, estoque e liberação de glutamina é o tecido muscular esquelético.

 

Para que serve a Glutamina?

O uso da glutamina já é muito conhecido em nutrição clinica, porém o uso da glutamina como suplemento nutricional em atletas e indivíduos fisicamente ativos é recente.

Muitos estudos relacionam o consumo da glutamina de forma parenteral e a melhora na recuperação de pacientes que sofrearam eventos de estresse metabólico ou enfermidades como dengue, câncer, HIV, queimaduras e cirurgias.

O exercício físico induz o aumento da atividade das células do sistema imune, promovendo assim um desequilíbrio entre a síntese e a disponibilidade de glutamina no plasma e no tecido. Além disso, também é conhecido que os exercícios físicos promovem lesões e inflamações musculares. Estudos indicam que a suplementação de forma oral de glutamina possui efeitos importantes sobre as lesões musculares, sistemas inflamatórios e antioxidante corporal.

 

Principais benefícios da Glutamina:

A glutamina possui um papel importante no organismo, sendo que suas principais funções podem ser descritas como:

  1. - melhorar o sistema imunológico,
  2. - evitar a perda muscular,
  3. - auxiliar no controle do metabolismo do nitrogênio e manutenção do pH do organismo,
  4. - ajudar na recuperação do glicogênio muscular,
  5. - promover a melhora do funcionamento do intestino
  6. - fornecer energia para células de rápida proliferação, como as do sistema imune.

 

Indicado para quais esportes e/ou objetivos?

A glutamina é indicada para praticantes de atividades físicas em modalidades de alta intensidade e/ou de longa duração:

  1. - ciclismo (mountain bike, bmx, estrada, pista, downhill),
  2. - corridas (maratonas, cross-country, aventura, marcha atlética),
  3. - trekking,
  4. - triatlo,
  5. - natação,
  6. - crossfit,
  7. - danças,
  8. - treinos resistidos,
  9. - halterofilismo,
  10. - atletismo (lançamento de martelo, dardo e disco,
  11. - lutas (jiu-jitsu, boxe, muay-thai, judô, karatê, MMA, etc.).

 

Quando e como consumir a Glutamina?

A glutamina pode ser consumida antes, durante ou após a prática de exercícios, sempre visando a reversão da diminuição da concentração plasmática e tecidual da glutamina que ocorre após o exercício.

Estudos indicam que uma dose única de 5g de glutamina aumentou em 100% a concentração de glutamina no plasma após 30 minutos.  Já o consumo de 5g imediantamente e 2 horas após maratonas ou treinamento intenso apresentou uma diminuição de infecções nos sete dias posteriores ao exercício. Além destes, foi observado também que o consumo de 8g de glutamina após a prática de exercícios ocasionou um aumento de 46% da concentração da glutamina plasmática, ou seja, a ingestão da glutamina estimulou a ressíntese do glicogênio muscular durante o período de recuperação.

 

Glutamina: dieta e exercício

A concentração plasmática da glutamina pode ser alterada unido a dieta e o exercício físico.

Alguns estudos indicam que a disponibilidade de carboidratos na dieta influenciar a concentração de glutamina durante a prática de exercícios intensos e prolongados. Já a ingestão de proteínas pode atuar como precursores na síntese de glutamina muscular. Porém, tanto o excesso como a falta de proteína na dieta podem ser prejudicial ao metabolismo da glutamina, o que pode levar a uma redução na concentração plasmática e muscular da glutamina.

O uso da L-alanina junto com a L-glutamina tem despertado interesse das pesquisas, pois indicam que esta suplementação é capaz de aumentar a concentração de glutamina no organismo, atenuando o estresse oxidativo induzido pelo exercício físico de longa duração. Porém, os mecanismos envolvidos precisam ser melhor investigados.

 

Referências:

  1. Novelli, M.; Strufaldi, M.B.; Rogero, MM.; Rossi, L. Suplementação de Glutamina. Aplicada à Atividade Física. R. bras. Ci e Mov. 2007; 15(1): 109-117.
  2. Cruzat, VF; Petry, ER; Tirapegui, J; Glutamina: Aspectos Bioquimicos, Metabólicos, Moleculares e Suplementacao. Rev Bras Med Esporte – Vol. 15, No 5 – Set/Out, 2009
  3. Cruzat, VF; Alvarenga ML, Tirapegui, J;  Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 4. n. 21. p. 242-253. Maio/Junho. 2010. ISSN 1981-9927. (www.ibpefex.com.br/www.rbne.com.br)
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O que é Glutamina?

A Glutamina é um aminoácido classificado como não essencial, ou  seja, pode ser sintetizada pelo organismo de acordo com a necessidade.

É o aminoácido livre mais abundante no plasma e no tecido muscular, porém também é encontrada em outros diversos tecidos corporais. Células do sistema imune, dos rins e intestino são consideradas consumidores, já os músculos esqueléticos, os pulmões e o fígado são considerados sintetizadores. Dentre os tecidos citados o principal pela síntese, estoque e liberação é o tecido muscular esquelético.

Para o que serve a Glutamina?

A l-glutamine como também é conhecido já é muito consumida em nutrição clinica, porém o uso como suplemento nutricional em atletas e indivíduos fisicamente ativos é recente.

Glutamina e o Intestino

Muitos estudos relacionam o consumo de forma parenteral e a melhora na recuperação de pacientes que sofrearam eventos de estresse metabólico ou enfermidades como dengue, câncer, HIV, queimaduras e cirurgias como por exemplo a Bariátrica.

O exercício físico induz o aumento da atividade das células do sistema imune, promovendo assim um desequilíbrio entre a síntese e a disponibilidade no plasma e no tecido. Além disso, também é conhecido que os exercícios físicos promovem lesões e inflamações musculares. Estudos indicam que a suplementação de forma oral possui efeitos importantes sobre as lesões musculares, sistemas inflamatórios e antioxidante corporal.

Principais benefícios

O suplemento glutamina possui um papel importante no organismo, sendo que suas principais funções podem ser descritas como:

  1. - melhorar o sistema imunológico,
  2. - evitar a perda muscular,
  3. - auxiliar no controle do metabolismo do nitrogênio e manutenção do pH do organismo,
  4. - ajudar na recuperação do glicogênio muscular,
  5. - promover a melhora do funcionamento do intestino
  6. - fornecer energia para células de rápida proliferação, como as do sistema imune. 

Indicado para quais esportes e/ou objetivos?

É indicada para praticantes de atividades físicas em modalidades de alta intensidade e/ou de longa duração:

  1. - ciclismo (mountain bike, bmx, estrada, pista, downhill),
  2. - corridas (maratonas, cross-country, aventura, marcha atlética),
  3. - trekking,
  4. - triatlo,
  5. - natação,
  6. - crossfit,
  7. - danças,
  8. - treinos resistidos,
  9. - halterofilismo,
  10. - atletismo (lançamento de martelo, dardo e disco,
  11. - lutas (jiu-jitsu, boxe, muay-thai, judô, karatê, MMA, etc.).

Quando e como consumir?

Pode ser consumida antes, durante ou após a prática de exercícios, sempre visando a reversão da diminuição da concentração plasmática e tecidual que ocorre após o exercício. Antes de dormir também é uma boa opção para diminuir o catabolismo muscular.

Estudos indicam que uma dose única de 5g de glutamina aumentou em 100% a concentração de glutamina no plasma após 30 minutos.  Já o consumo de 5g imediantamente e 2 horas após maratonas ou treinamento intenso apresentou uma diminuição de infecções nos sete dias posteriores ao exercício. Além destes, foi observado também que o consumo de 8g de glutamina após a prática de exercícios ocasionou um aumento de 46% da concentração da glutamina plasmática, ou seja, a ingestão estimulou a ressíntese do glicogênio muscular durante o período de recuperação.

Dieta e Exercício

A concentração plasmática pode ser alterada unido a dieta e o exercício físico.

Alguns estudos indicam que a disponibilidade de carboidratos na dieta influenciar a concentração durante a prática de exercícios intensos e prolongados. Já a ingestão de proteínas pode atuar como precursores na síntese de glutamina muscular. Porém, tanto o excesso como a falta de proteína na dieta podem ser prejudicial ao metabolismo, o que pode levar a uma redução na concentração plasmática e muscular.

O uso da creatina junto com a glutamina tem despertado interesse das pesquisas, pois indicam que esta suplementação é capaz de aumentar a concentração de glutamina no organismo, atenuando o estresse oxidativo induzido pelo exercício físico de longa duração. Porém, os mecanismos envolvidos precisam ser melhor investigados.

Informações nutricionais:

Porção: 5g (1 medidores NewNutrition)
Conteúdo: 300g 

 

Quantidade por porção

% VD(*)

Valor Energético

20kcal/84Kj

1%

Proteínas

5,0g

7%

L-Glutamina

5,0

**

GLUTAMINA: L-Glutamina. N Ã O  C O N T E M  G L U T E N.

Osmolalidade:166Mosm/KgdeH²O.                                                                         

RegMSn° 6.7219.0001

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