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    Maltodextrina

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    O que é Maltodextrina

    O que é Maltodextrina?

    Derivado do milho, arroz, batata ou trigo, ou seja, é um carboidrato que passa por altos processos até se transformar em um pó branco hidrossolúvel com sabor neutro ou saborizado artificialmente. Maltodextrina é relacionada ao xarope de milho, ambos passam por hidrólise, envolvendo a adição de água para auxiliar na quebra. Não sendo considerada um carboidrato complexo, por não conter quantidades significativas de fibras.

    Maltodextrina: para que serve?

    Geralmente ela vem a ser utilizada como um aditivo em determinados alimentos. É também um conservante que aumento o tempo de vida de alimentos. Alguns produtos dos quais é possível encontrar, são gelatinas, sucos em pó, pudding, molhos e alguns adoçantes. Além disso, a maltodextrina tem grande utilização no mercado cosmético, como um espessante.

    Não se limitando somente a essas utilizações, a maltodextrina também é muito utilizada como fonte de carboidrato de rápida absorção por atletas e esportistas dentro da atividade física. A mesma fornece desta forma fonte de energia durante a atividade física ou reabastecimento dos estoques de glicogênio quando consumida no pós treino, por isso pode ser considerada como suplemento alimentar.

    Maltodextrina: bom para quais objetivos?

    • icone de massa muscular

      Fonte rápida de energia

    • icone de emagrecimento e definição

      Aumento da recuperação

    • icone de aminoacidos

      Auxilia no emagrecimento

    • icone de janela anabólica

      Aumento na performance

    Dessa forma, o esportista consegue manter uma boa performance em atividades de longa duração. Mas veja, não é necessário praticar esportes de endurance
    para suplementar com a maltodextrina, como por exemplo quando você não se alimentou de forma adequada antes do treinamento, com fontes de carboidrato,
    a maltodextrina vem a complementar fornecendo energia rapidamente antes do seu treino.
    Ou seja, suplemento é complemento alimentar.

    Veja um comparativo entre
    Maltodextrina e Dextrose:

    Maltodextrina 1kg

    Maltodextrina 1kg

    Dextrose 1kg

    Dextrose 1kg

    Valor energético 152kcal/638kJ 142kcal/596kJ
    Carboidratos 38g 37g
    Gorduras totais 0g 0g
    Sódio 33mg 0g
    Porção 40g 40g
    Rendimento 25 porções 25 porções
    Comprar Comprar
    Maltodextrina engorda

    Maltodextrina engorda?

    Se você está em um programa de emagrecimento, é interessante utilizar outras fontes de carboidratos, a não ser que adeque a quantidade adequada e o momento de tomada. Se tomado errado, a mesma pode aumentar rapidamente açúcares no sangue e promover o ganho de peso.

    Maltodextrina é um carboidrato complexo?

    Não, ela é considerada um carboidrato de rápida absorção, diferente de outros como por exemplo a Palatinose e Waxy maize (amido de milho ceroso).

    Dextrose ou Maltodextrina?

    Ambos são de rápida absorção, porém a maltodextrina ainda é um pouco mais lenta quando comparada a dextrose. Sendo a maltodextrina ideal a ser tomada durante o treino e a dextrose em momentos em que é preciso de rápida fonte de glicose.

    Beneficios da Maltodextrina

    Maltodextrina: Benefícios!

    Exercícios

    Como vimos acima, a maltodextrina é considerada um carboidrato de rápida digestão, geralmente a mesma também é incluída em drinks esportivos prontos ou como lanche rápido para atletas. Para quem busca ganho de peso, a maltodextrina pode ser uma boa fonte de calorias depois do treino ou durante o treino.

    Dentro da atividade aeróbica de performance, maltodextrina não utiliza muita água na digestão, diferente de alguns carboidratos, e com isso se torna uma boa maneira de adquirir rápida energia sem ficar desidratado, mantendo bons níveis de performance.

    Hipoglicemia Crônica

    Algumas pessoas com hipoglicemia crônica utilizam maltodextrina como rápida fonte de glicose, sendo parte do tratamento. É utilizada por ser de rápida quebra, causando aumento de açúcar no sangue.

    Como tomar Maltodextrina

    Como tomar Maltodextrina?

    É recomendado a utilização do produto como pré-treino, pós-treino ou intra-treino a maltodextrina. Pois é um carboidrato de alto índice glicêmico, absorvendo em rápidos minutos. Utilize uma porção ou a quantidade recomendada pelo seu nutricionista. Em casos de uso para tratamento de hipoglicemia, converse também com seu médico e/ou nutricionista, principalmente se faz uso de medicamentos.

    Maltodextrina: efeitos colaterais

    Por ser um carboidrato que aumenta rapidamente o açúcar no sangue (alto índice glicêmico), não é indicado caso você tenha diabetes ou resistência à insulina. Também não recomendamos caso você tenha predisposição a diabetes. Caso o tenha problemas intestinais, o uso também deve ser controlado, pois o mesmo pode diminuir a quantidade probióticos no sistema digestivo. No entanto, em doses pequenas a maltodextrina apresenta segurança. É interessante que seja calculado a quantidade total de carboidratos no dia, juntamente com a porção de maltodextrina.
    Se for diabético e for recomendado o uso, é importante o cálculo total de carboidratos diários, o horário da ingestão e controle dos níveis de glicose.

    Conclusão

    Dentro de uma alimentação balanceada e com consumo adequado de fibras, a maltodextrina é um excelente aliado como fonte de carboidrato e energia rápida. Pode ser utilizada é claro, junto com outros suplementos como Whey Protein, Creatina, BCAA, Glutamina, entre outros.