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Whey Protein

L-Carnitina

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L-Carnitina o que é?

Enquanto na maior parte das vezes ela é vista como um aminoácido, tecnicamente não é tão verdade assim. L-Carnitine é considerada uma vitamina e um aminoácido, relacionada ao Complexo B de Vitaminas. Em um estudo feito em 1950, a l-carnitina foi referenciada como uma vitamina.

Tem sua formação no fígado e rins dos aminoácidos lisina e metionina. No entanto, é estocada em nosso tecido muscular, isso inclui o coração, cérebro e até mesmo o espermatozóide. Também é encontrada em alguns alimentos como a carne, derivados animais e alguns vegetais como soja e abacate, mas de forma geral, a carne vermelha é a mais abundante.

L-Carnitina para que serve?

L-carnitina irá auxiliar no transporte de ácidos graxos até as mitocôndrias, para que assim elas sejam oxidadas e utilizadas como fonte de energia, gerando ATP. Esse acontecimento ocorre tanto em atividade física quanto em repouso, mas os estudos mostram que ela é mais eficaz em atividade físicas intensas.

Sem um total adequado de L-carnitina, a quantidade total de gorduras não conseguem entrar na mitocôndria e serem oxidadas para gerar energia. Não se limitando somente a este fato, foi feito um estudo na Escócia e concluíram que a l-carnitina aumenta a ação de um hormônio chamado insulina, potencializando ainda mais sua ação nas células musculares. O que significa que a l-carnitina auxilia a manter os níveis de glicose baixos no sangue, até mesmo depois de refeições ricas em carboidratos, enquanto ainda dá suporte para depleção de glicogênio. No modo de uso, verá a suplementação com l-carnitina a ser tomada da melhor forma, para obtenção completa de seus benefícios. Das diversas pesquisas científicas, podemos ver como é possível a melhora da performance atlética.

L-Carnitina benefícios

Queima de gordura

Alguns dos mais interessantes estudos recentes, focam em como podem aumentar a performance atlética. Em um estudo, Universidade de Nottingham, pesquisadores tiveram um grupo de atletas consumindo 2g de l-carnitina com 8g de carboidratos com alto índice glicêmico logo no desjejum e 4h depois por 24 semanas. Outro grupo tomou apenas carboidratos. Os pesquisadores encontraram que durante baixa intensidade de pedal, os indivíduos que tomaram a l-carnitina queimaram 55% menos glicogênio, enquanto aumentaram a capacidade de queimar gordura por 55%.

Redução da fadiga

Quando os pesquisadores de Nottingham aferiram a habilidade de resistência a fadiga dos indivíduos durante uma prova de ciclismo, e eles concluíram que os que consumiram l-carnitina foram capazes de manter 25% a mais. Isso se dá pelo fato de terem queimado maior quantidade de gordura enquanto preservaram glicogênio muscular, baixos níveis de de ácido láctico e altos níveis de creatina fosfato.

Maior recuperação

Diminuição das dores musculares, pelo fato da melhora da recuperação; Em uma série de estudos em humanos, doses de 1-2g de l-carnitina por dia mostraram significante redução nos danos do tecido muscular causados por exercícios intensos e tiveram aumento da recuperação.

Aumento da testosterona

Pesquisadores da Universidade de Connecticut mostram que a l-carnitina aumenta a quantidade de receptores da testosterona, conhecido como receptores androgênicos.

Quanto mais receptores, melhor a captação da testosterona, resultando assim em maiores ganhos musculares e desempenho.

Aumento da vasodilatação

A l-carnitina contribui na redução da oxidação do óxido nítrico(NO), além de aumentar a atividade da enzima envolvida na produção de óxido nítrico. Resultando assim em maior nível de NO.

L-Carnitina possui efeitos colaterais?

Em altas doses o produto pode ter efeitos colaterais sim. Náusea, dores abdominais, vômito e diarreia. Há uma alerta no uso também quando o indivíduo possui patologias como uremia e convunções.

Como tomar L-Carnitina?

A l-carnitina pode ser tomada logo após o seu treinamento, com uma refeição rica em carboidrato. Pois assim irá auxiliar na reposição de glicogênio.  

A forma utilizada de carnitina em nossa fórmula é a tartarato, sendo assim a dose recomendada é de 2-3g, juntamente a uma refeição rica em carboidrato e proteína. Lembre-se que é sempre importante antes de consumir, consultar um nutricionista.

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