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Glutamina para que serve

O que é Glutamina?

Você sabe o que é Glutamina ? A Glutamina suplemento é muito conhecida no mercado, mas você sabe sua real serventia? Veja o conteúdo completo com base em dezenas de pesqusas:

A Glutamina também conhecida como l-glutamina ou glutamine  tem função de um aminoácido não-essencial, o qual representa cerca de 61% do tecido muscular esquelético. A glutamina é produzida naturalmente pelo organismo e consiste em 19% nitrogênio, sendo o transportador primário de nitrogênio para as células musculares.

A produção deste aminoácido é feita a partir de um processo biotecnológico de fermentação, usando matérias-primas naturais e renovaveis!

Glutamina: para que serve?

Você realmente sabe para que serve a glutamina ? A Glutamina suplemento tem vários benefícios que vamos abordar durante o conteúdo, mas ela tem principalmente serventia para atletas de Endurance (resistência) , pacientes  pré e pós-cirurgicos e entre outras patologias.

 

Glutamina: Bom para quais objetivos?

  • Diminuição do catabolismo

    Diminuição do catabolismo

  • melhora da performance

    Melhora da performance

  • melhora da imunidade

    Melhora da imunidade

  • auxilia no pré e pós cirurgia

    Auxilia no pré e pós cirurgia

 

Glutamina Benefícios

A suplementação com glutamina durante longos exercícios cardiovasculares demonstrou diminuição da amônia e com isso um aumento da performance foi notado.

O consumo de 2g de glutamina diários mostrou um aumento de bicarbonato no plasma (Diminuição na queimação muscular durante o treino, assim melhorando a performance).

Atenuando ou de outra forma prevenindo a depleção de glutamina no exercício físico por mais de uma hora, indiretamente a performance pode aumentar quando comparado ao estado de depleção de glutamina. Concluindo, seria mais uma preservação de performance. 

A glutamina também pode aumentar seus estoques de glicogênio. Por mais que consuma a mesma junto a uma fonte de carboidratos, evidências mostraram que a glutamina sozinha pode aumentar a quantidade de glicogênio muscular (Aumento da resistência).

Atividades de endurance excedendo duas horas ou mais, tendem a mostrar diminuição nos estoques de glutamina. A suplementação com a mesma e o aumento do consumo proteico (doses de 20-30g de fontes animais) complementa esse declínio nos níveis de glutamina e potencialmente pode reduzir os danos nas células imunológicas, associados a exercícios cardiovasculares prolongados.

A suplementação com glutamina em indivíduos cardíacos ou perto de cirurgias cardíacas demonstrou ser cardioprotetora, e isso foi confirmado com suplementação oral. Não é sabido como essa informação pode ser aplicada a indivíduos saudáveis.

Melhora da integridade intestinal

Saúde intestinal

Melhora da recuperação muscular.

Recuperação muscular

Melhora na resistência.

Melhora da resistência

Diminuição da queimação muscular.

fadiga muscular

Alto valor biológico.

Qualidade NewNutrition

Rápida fonte de aminoácidos.

Aminoacidos

Melhora do sistema imunológico.

Saúde e bem estar

Manutenção da massa magra.

hipertrofia

Veja um comparativo entre l-glutamina e Glutamina Peptídeo:

  L-Glutamina 300g

L-Glutamina 300g

Glutamina 1Kg

Glutamina 1 Kg

Glutamina Peptídeo

Glutamina Peptídeo 1Kg

Porção 5g 5g 17g
Valor energético 20kcal/84Kj 20kcal/84Kj 64Kcal/268Kj
Proteínas 5g 5g 13g
Carboidratos 0g 0g 2,7g
L-Glutamina 5g 5g 5g
Sódio 0g 0g 30mg
Rendimento 60 porções 200 porções 60 porções
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O que é Glutamina

Entenda a diferença entre
Glutamina e Glutamina Peptídeo

Verificamos sempre uma grande dúvida quando dizemos sobre glutamina peptídeo . A glutamina peptídeo é a proteina do trigo hidrolisada e em 30% da sua porção é L-glutamina.

Quando comparada a glutamina livre , a peptídeo é estruturada com demais aminoácidos melhorando a sua absorção e estrutura. Porém, mais estudos são necessários para afirmar que a peptídeo é a melhor forma a ser consumida.

Glutamina peptídeo possui efeitos coláterias?

Indivíduos com problemas renais ou hepáticos devem evitar o uso.

Alimentos ricos em Glutamina

Alimentos ricos em Glutamina

Os suplementos proteícos possuem boa quantidade de glutamina, como por exemplo o  Whey Protein  e no dia a dia vários alimentos de uma dieta também contém, tais como: 

Carne vermelha 4.7% proteína em geral variando entre 4.4% e 4.8%
Leite desnatado a 8.08% proteína ,  em geral variando entre 8.7% e 9.2%.
Milho a 16.2% proteína
Tofu a 9.1% proteína
Ovos a 4.3% proteína

Para melhores detalhes de quanto de glutamina consumir, busque a orientação de um Nutricionista.

Como tomar Glutamina

Glutamina como tomar?

Para saber como tomar glutamina , primeiramente   é importante entender que não existe um horário e quantidade exata para consumo! Isso varia muito da atividade física e da dieta.

Mas de forma geral podemos dizer que a quantidade diária a ser consumida da qual se mostrou suficiente em dietas de baixo teor proteico, analisando casos como veganismo e saúde intestinal são de 5g diárias. Essa quantidade pode ser misturada a água ou bebida de preferência, maiores dúvidas consulte um Nutricionista esportivo.

Melhores horários para consumo da Glutamina

O melhor horário para consumo da Glutamina , pode ser no pós-treinamentos e em dias sem treinamento, tomada juntamente com qualquer refeição do dia.

 

Quanto tomar de Glutamina?

Glutamina ou BCAA?

São dois aminoácidos, porém com diferenças.

BCAA é um aminoácido essencial do qual encontramos na alimentação e em forma de suplemento. E a glutamina é um não essencial, pois mesmo como visto aqui, está em grandes concentrações em nosso tecido muscular. Possuem formas de ações diferentes e podem ser utilizados juntos.

Quais produtos tomar com a Glutamina

Quais produtos tomar junto com a Glutamina?

Isso vai depender muito da sua dieta atual e prática física. Apenas um Nutricionista poderia informar o ideal para o seu corpo.

Mas normalmente os suplementos que acompanham a Glutamina são: Whey Protein Concentrado , BCAA 2:1:1 e Creatina vários tamanhos , é comum sair um kit com esses itens em nossa loja. 

Em um estudo com Vinte e nove (17 Homens, 12 Mulheres) Atletas track e field , estudantes foram aleatoriamente divididos,  com creatina monohidratada (CM, n = 10) grupo, creatina monohidratada e glutamina (CG, n = 10) grupo, ou placebo (P, n = 9) grupo.

Todos os três grupos participaram por um período idêntico do programa de força e condicionamento durante uma pré-temporada de treinamento. Composição corporal, pulo vertical, e performance em ciclismo foram testadas antes (T1) e depois (T2) de 8 semanas com suplementação. Massa corporal e massa muscular magra (LBM) aumentaram a grande nível, para os CM e CG grupos, comparado com o grupo Placebo(P). Adicionalmente, o CM e CG grupos exibiram significantemente grande melhora na taxa inicial da produção de força quando comparado com o tratamento placebo(P). Estes resultados sugerem que CM e CG significantemente aumentaram a massa muscular (LBM), e inicialmente a taxa da produção de força durante múltiplos tiros na bicicleta ergométrica.

glutamina engorda

Dúvidas frequentes

Glutamina engorda?

A glutamina não engorda , principalmente porque ela é um aminoácidos e os níveis calóricos são mínimos.

Tomar glutamina por muito tempo faz mal?

Não faz mal, a glutamina é um suplemento que proporciona saúde, bem estar e performance. Pode ser consumido continuamente de acordo com as suas necessidades.

Quem deve consumir?

Atletas que convivem com treinamentos intensos, recomendações médicas ou de nutricionistas.

É verdade que a glutamina melhora a integridade intestinal?

Sim! Demonstrou efetividade a função intestinal e ao sistema imunológico.

Efeitos colaterais

A Glutamina é um suplemento alimentar, com isso não possui efeitos colaterais. No entanto, como todos os suplementos alimentares, o excesso nunca é benéfico, tomar grandes quantidades de glutamina pode contribuir para dores estomacais e aumento de amônia. O correto é seguir a dose recomendada.

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