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Leucina 300g

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O que é Leucina?

A leucina é um aminoácido essencial de cadeia ramificada, ou seja, deve ser ingerido pela dieta já que não é sintetizado pelo organismo. Dentre os aminoácidos essenciais, três são de cadeia ramificada: leucina, valina e isoleucina (também conhecidos como BCAA). Estes aminoácidos representam 35% dos aminoácidos essencias nas proteínas musculares.

A leucina pode ser encontrada em alimentos como carne vermelha, ovos, leite, peixes e suplementos alimentares como leucina (forma isolada), aminoácidos associados (BCAA) e Whey Protein.

A maioria dos aminoácidos é oxidada inicialmente no tecido hepático, porém a oxidação da leucina, valina, isoleucina, alanina, glutamato e aspartato ocorre no músculo esquelético. A taxa de oxidação da leucina no tecido muscular é superior a da valina e da leucina.

Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) são relevantes para a manutenção da proteína corporal e são fontes de nitrogênio para a síntese de alanina e glutamina. A leucina, além destas funções, possui um papel fundamental na regulação de processos anabólicos que envolvem a síntese e a degradação da proteína muscular.

A suplementação isolada ou não desempenha um papel importante no processo de auxílio à sarcopenia, na hipertrofia e recuperação muscular, principalmente para indivíduos praticantes de exercício físico.

Para que serve a Leucina?

O exercício físico aumenta o gasto energético e promove a oxidação dos aminoácidos de cadeia ramificada. Estes aminoácidos contribuem para o metabolismo energético durante o exercício como substrato energético. Dentre estes aminoácidos a leucina quando ingerida via oral promove a síntese muscular.

Pode participar do metabolismo humano de três maneiras:

  1. substrato para a síntese proteica,
  2. substrato energético,
  3. sinalizador metabólico.

Além de desempenhar um papel importante como aminoácido essencial, a leucina promove a síntese e inibe a degradação proteica via mecanismos que envolvem a proteína quinase a mTOR (mammalian Target of Rapamycin – mTOR) que estimula a síntese proteica. A administração oral também favorece o aumento na concentração de insulina sérica, que atua na estimulação proteica.

 Quais os Benefícios da Leucina?

A leucina é o principal aminoácido envolvido na síntese de proteínas, sua suplementação estimula processos como:

  1. - recuperação pós-exercício,
  2. - força,
  3. - resistência,
  4. - síntese proteica,
  5. - inibição da sarcopenia.
 
 

A Leucina serve para quais praticas esportivas?

A leucina é frequentemente utilizada por atletas que buscam reduzir a fadiga durante os exercícios, favorecer a secreção de insulina, reduzir o grau de lesão muscular gerado pelo exercício físico e aumentar a performance de indivíduos que se exercitam em ambientes quentes.

A leucina é indicada para praticantes de atividades físicas de intensidade leve, moderada ou intensa que possuem objetivos de ganho de massa muscular e força:

  1. - fisioculturistas,
  2. - musculação,
  3. - crossfit,
  4. - treinos resistidos,
  5. - atletismo (lançamento de martelo, dardo e disco,
  6. - lutas (jiu-jitsu, boxe, muay-thai, judô, karatê, MMA, etc.).
 

Quando e como consumir a Leucina?

A leucina pode ser consumida antes ou após a prática de exercícios e durante as refeições que possuem baixa doagem de proteínas de boa qualidade.

A leucina pode ser consumida de forma isolada ou associada a carboidratos, proteínas e outros aminoácidos. De acordo com trabalhos publicados o consumo da leucina associada a carboidratos e proteínas apresenta maior liberação de insulina, maior síntese muscular e menor degradação proteica.

O estudo da suplementação de leucina durante a refeição para idosos apresentou um aumento na síntese proteica muscular, independentemente da concentração dos outros aminoácidos.

 

Ingredientes e Tabela Nutricional da Leucina:

Lista de Ingredientes: L-leucina. Não contém Glúten

 

 

 

Leucina

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